TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Projeto de pesquisa: BASES DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  1.634 Visualizações

Página 1 de 4

01: FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

• Por ciências sociais entende-se o conjunto de saberes relativo ás áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Politica.

Assim, o objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e politicas.

As áreas constitutivas das Ciências Sociais: Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

• Sociologia- A sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. Neste campo de conhecimento, a vida social é analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceitual os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber, e Karl Marx. A partir dessas matrizes teóricas, estudam0se os fatos sociais, as ações sociais, as classes sociais, as relações sociais, as relações de trabalho, as relações econômicas, as instituições religiosas, os movimentos sociais etc.

• Antropologia - Na antropologia privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades, Questões cruciais para o entendimento da vida em grupo, como alteridade, diversidade cultural, etnocentrismo, relativismo cultural, são tratadas por essa ciência, que em seus primórdios estudava povos e grupos geográfica e culturalmente distantes dos povos ocidentais. Ao longo de seu desenvolvimento, os antropólogos passaram a analisar grupos sociais relativamente próximos, buscando transformar o exótico, o distante em familiar.

• Ciência Política- Na ciência Política analisam-se as questões ligadas as instituições políticas. Conceitos de poder, autoridade, dominação são estudados por essa ciência. Analisam-se também as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado como instituição legitimamente reconhecida como a detentora do monopólio da dominação do controle do determinado território. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade.

-Os conceitos socioantropológicos de indivíduo e sociedade!

A importância do estudo socioantropológico na compreensão da realidade!

O conhecimento científico da vida social não se baseia apensas no fato, mas na concepção do fato e na relação entre a concepção e o fato. Por estudar a ação dos homens em sociedade, de seus símbolos, sua linguagem, seus valores e cultura, das aspirações que os animam e das alterações que sofrem, as Ciências Sociais constituem de ferramentas importante para o desenvolvimento da compreensão crítico-reflexiva da realidade!

O papel do individuo na sociedade!

A perspectiva socioantropológica aponta para uma relação dialógica entre indivíduo e sociedade. Não existem sociedades sem indivíduos e os indivíduos só se tornam verdadeiramente humanos por meio da socialização, processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu, isto é, comporta-se de acordo com determinados atributos preconcebidos.

O indivíduo assim, desempenha na realidade um papel duplo em relação a cultura. Segundo Ralph Linton ( O indivíduo , a cultura e a sociedade),em circunstâncias normais, quanto mais perfeito seu condicionamento e consequente a integração na estrutura social, tanto mais efetiva sua contribuição para o funcionamento uniforme do todo é mais segura sua recompensa. Entretanto, as sociedades existem e funcionam num mundo em perpétua mudança!

OBS: Por que o socialismo?

O homem é , simultaneamente um ser solitário e um ser social. Enquanto ser solitário, tenta proteger sua própria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com