TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES HISTÓRICAS DE GESTÃO

Projeto de pesquisa: BASES HISTÓRICAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

No momento atual as organizações estão se preocupando mais com as características pessoais, e não apenas profissionais e técnicas de seus lideres e colaboradores, ou seja, observam seu temperamento e suas atitudes no dia a dia dentro da organização na maneira de se relacionar e liderar pessoas, hoje essas característica pessoais são importantes no trabalho, na família, no grupo de amigos, etc. Saber se comunicar, ser simpático e respeita as diferenças pessoais são qualidades que vem ganhando espaço nas organizações nos tempos atuais.

Nesse sentido este trabalho teve a finalidade de identificar os problemas de relacionamento que afetam a produção da Construtora OAS S.A, especialmente no tocante a relação interpessoal entre os lideres e seus colaboradores. Por meio de pesquisas bibliográficas sobre o assunto, e também na aplicação de uma pesquisa de satisfação que foi realizada com os lideres e colaboradores.

As pesquisas bibliográficas abordaram os temas, base histórica da administração, conceito de Administração, princípios gerais de Administração, funções administrativas, funções básicas da empresa, e outros assuntos relacionados ao tema relacionamento interpessoais, e também uma pesquisa qualitativa descritiva baseada em estudo de caso que foi realizado com os lideres e colaboradores da Construtora OAS S.A.

Muitas vezes os problemas de relacionamento não são perceptíveis, ficam disfarçados e embutidos em cada um, e só é percebido por meio de ações do comportamento e no modo de agir com os outros membros da equipe. A troca de informações e a cooperação no ambiente de trabalho permite um relacionamento interpessoal entre os indivíduos, o que acaba sendo essencial para a organização, pois são fatores que influenciam no desempenho de um bom grupo.

Atualmente saber se relacionar em um ambiente organizacional se torna essencial para um indivíduo, porque irá sempre existir uma intensa interação entre os grupos de pessoas, até mesmo por ser um cenário muito dinâmico. Isso pode ocorre por vários motivos, seja por conta dos processos diário de trabalho, ou seja, pela troca de liderança.

Assim, este trabalho teve sua relevância, para que uma organização obtenha êxito na prestação de serviços, é importante que a mesma incentive seus colaboradores e lideres a desenvolverem suas habilidades de relacionamento interpessoal, estabelecendo assim entre si relações saudáveis e construtivas.

O que justifica a importância deste trabalho é estabelecer um plano de relacionamento interpessoal eficaz para que a Construtora OAS S.A, acabe com os problemas existentes em determinadas áreas da empresa, para que ela possa adquirir procedimentos que a torne mais competitiva no mercado e possa expandir seus negócios com mais qualidade.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um plano de relacionamento interpessoal para criar um clima agradável de trabalho entre os lideres e colaboradores da Construtora OAS S.A..

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Pesquisar os motivos que levam os colaboradores a ficarem insatisfeitos com os lideres.

• Obter informações na visão dos lideres com relação à insatisfação com os colaboradores.

• Levantar em material bibliográfico as principais teorias envolvidas no desenvolvimento desse trabalho;

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

3.1 BASES HISTÓRICAS DA ADMINISTRAÇÃO

No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma simples ou complexa de administrar as organizações. O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da Administração foi muito até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX. A influência de filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles nos conceitos de Administração na antiguidade é remarcável.

Com o surgimento da Filosofia Moderna, destacam Bacon e Descartes (CHIAVENATO, 2003, p.30). Segundo ainda Chiavenato (2003) a organização eclesiástica da Igreja Católica influenciou profundamente o pensamento administrativo, seguido também da organização militar que influenciou a Administração, contribuindo com alguns princípios que a teoria administrativa iria mais adiante assimilar e incorporar.

A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa. Podemos citar algumas teorias: Administração Científica; Teoria Clássica; Teoria Neoclássica; Teoria da Burocracia; Teoria Estruturalista; Teoria das Relações Humanas; Teoria do Comportamento Organizacional; Desenvolvimento Organizacional; Teoria da Contingência; Novas Abordagens na Administração.

3.1.1 Conceito de Administração

Segundo Chiavenato (2003 p, 11) Administração é a maneira de governar organizações ou parte delas. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com