TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BATERIAS - ENERGIA

Artigos Científicos: BATERIAS - ENERGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  2.303 Palavras (10 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 10

QUESTIONÁRIO

- O QUE É ENERGIA? R - Por definição, energia é a capacidade que um corpo tem de realizar um trabalho ou uma ação. A unidade de energia, assim como o trabalho, no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o joule (J).

R - Energia associa-se geralmente à capacidade de produzir um trabalho ou realizar uma ação.

R - Em geral, o conceito e uso da palavra energia se refere "ao potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação".

R - Podemos dizer que energia é a capacidade que um dispositivo qualquer tem para efetuar um trabalho. Em outras palavras, a energia é um trabalho contido ou conservado. Enquanto está assim não se observa nenhum efeito; quando, porém, se liberta aparecem seus efeitos, porque realiza algum tipo de trabalho ou a dissipamos sob a forma de calor.

- QUANDO UM CORPO POSSUI ENERGIA? R - Um corpo possui energia quando é capaz de realizar trabalho.

- O QUE SÃO FONTES PRIMARIAS DE ENERGIA? R - São Fontes Primárias de Energia todas aquelas que são provenientes directamente da natureza, tais como: combustiveis fosseis, madeira, Petróleo; Gás Natural; Carvão; Urânio; Água; Sol; Vento; Fontes Geotérmica; Biomassa;

- QUAIS AS FONTES SECUNDARIAS DE ENRGIA? R - São Fontes Secundárias de Energia, as que resultam da transformação de Fontes Primárias. Temos como exemplo: Eletricidade, Gasolina e Gasoleo, Diesel, Álcool; Óleo Combustível; Gás Natural; GLP; Carvão e Outros.

- O QUE A TERMODINÂMICA ESTABELECE COM PRINCÍPIO FUNDAMENTAL OU 1ª LEI SOBRE ENERGIA? R - “A energia do universo é constante”

- PORQUE PODEMOS AFIRMAR QUE A ENERGIA DO UNIVERSO É CONSTANTE? R - A energia não pode ser criada nem destruída, apenas podemos transformar uma forma de energia em outra. Todos os fenômenos que ocorrem envolvem trocas ou transformações de energia, ela é essencial em tudo o que ocorre ou acontece.

- CITE EXEMPLOS DE ENERGIA? R - O homem, ainda que em repouso, possui em seus músculos energia, que se transforma em trabalho e quando se levanta. - A água represada contém energia. Quando se abrem as comportas, essa água entra em movimento e aciona rodas de moinho (trabalho) ou máquinas chamadas turbogeradores, que produzem outro tipo de energia (energia elétrica).

- QUAIS AS FORMAS DE ENERGIA? R - Energia potencial, energia cinética, energia mecânica.

- O QUE É ENERGIA POTENCIAL? DE EXEMPLOS? R - Energia potencial é a energia contida num objeto, tomando em consideração a sua localização.

R - A energia potencial é o nome dado a forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se.

R - É um tipo de energia que o corpo armazena, quando está a uma certa distância de um referencial de atração gravitacional ou associado a uma mola.

R - Energia potencial é a energia que está armazenada em um corpo ou sistema e que pode ser utilizada a qualquer momento para realizar trabalho, ou seja, é a energia que está pronta para ser transformada em outras formas de energia.

R - A energia potencial é a energia que está relacionada a um corpo em função da posição que ele ocupa.

R - É a energia que um objeto possui em virtude da posição relativa que encontra-se dentro do sistema.

Exemplos - Energia potencial gravitacional, Energia potencial elétrica, Energia potencial elástica, Energia potencial nuclear.

Exemplos - Um martelo levantado, uma mola comprimida ou esticada ou um arco tensionado de um atirador, todos possuem energia potencial.

- O QUE É ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL? R - Definida como a forma de energia associada à posição em relação a um referencial, sendo que neste caso, há a interação gravitacional entre a Terra e um determinado corpo.

R - É a energia armazenada quando um corpo esta em uma determinada altura em relação a um nivel de referencia. Quando erguemos o livro ou qualquer outro objeto contra a gravidade é necessário fornecer-lhe energia. Esta energia que um corpo adquire devido a sua posição elevada, em relação à superfície da Terra, é chamada de energia potencial gravitacional. A quantidade dessa energia que tem um objeto elevado é igual à energia utilizada contra a gravidade para erguê-lo.

- O QUE É ENERGIA POTENCIAL ELETRICA? R - Energia pontencial elétrica é a energia que determinado objeto ou partícula eletrizado adquire quando colocado na presença de um campo elétrico.

- O QUE É ENERGIA POTENCIAL ELASTICA? R É a energia armazenada quando um corpo esta preso a uma mola, e ela esta estendida ou comprimida.

- R - A energia potencial elástica é a energia mecânica relacionada à deformação de uma mola ou de um elástico, e que posteriormente pode ser usada para gerar movimento de um corpo.

R - Energia potencial elástica : Energia presente quando você comprime ou estica uma mola.

R - Define-se 'energia potencial elástica' a energia potencial de uma corda ou mola que possui elasticidade.

R - Energia potencial elástica ou de deformação é uma forma de energia mecânica armazenada numa mola deformada ou num elástico esticado. É uma forma de energia latente, que pode ser transformada em energia de movimento.

É uma forma de energia mecânica que está armazenada numa mola deformada ou num elástico esticado. Por isso pode ser considerada uma forma de energia lenta, mas que pode ser transformada em energia de movimento.

- O QUE É UM CORPO ELASTICO? R - Chamamos de corpos elásticos aqueles que, ao serem deformados, tendem a retornar à forma inicial.

- O QUE É ENERGIA POTENCIAL NUCLEAR? R - Energia nuclear, ou energia atômica, é a energia libertada pela desintegração dos núcleos de átomos. R - A energia nuclear é tipo de energia retirada através da fusão ou separação do núcleo de um átomo. Quando ocorre a fusão ou quebra desse núcleo, essa energia é liberada, bem como os elétrons, e isso acarreta numa cadeia de liberação de energia. Isso explica sua tremenda força e potência.

- O QUE É ENERGIA CINÉTICA? R - Forma de energia presente em todos os corpos em movimento, que contem massa.

- QUAL É A ENERGIA QUE TODO CORPO EM MOVIMENTO TEM? R - Energia cinética, é a que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com