TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BI (Business Inteligence)

Monografias: BI (Business Inteligence). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como objetivo o aprendizado sobre BI (Business Inteligence), analisando o conceito de BI, aplicações e vantagens para as organizações, que serão apresentadas através de pesquisa feita em sites na internet.

A inteligência empresarial conhecida mundialmente como Business Inteligence é um termo criado pela Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 com o objetivo de descrever diversos processos de recolhimento, organização, análise e utilização de dados e informações que dão apoio à gestão de negócios e permitem incrementar e melhorar as informações na tomada de decisões.

2 CONTEÙDO

2.1 Conceito

O B.I. é um conceito up dated que vai além da gestão empresarial (VM2 – Agência Digital). Ele visa integrar os fluxos de gestão de processos, normalmente ligados aos sistemas E.R.P. (Enterprise Resource Planning) ou em português S.I.G.E.(Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) da empresa, aos de informações normalmente suportados por dados históricos gerenciados por ferramentas de extrações de informações (Surian). Ou seja, envolve a utilização de produtos e soluções desenvolvidas com tecnologia analítica de ponta que permite transformar dados armazenados e bases de dados em informações que auxiliam os diversos níveis de uma empresa na tomada de decisões, além de auxiliar em várias outras tarefas dentro da empresa (KRIESER).

O B.I. tem como seu principal produto a inteligência (transformação de dados em informações, após serem analisadas ou inseridas em determinado ambiente) VM2 – Agência Digital). Após estas informações serem transformadas e aplicadas a um ou mais processos de decisão, elas geram vantagens competitivas para a organização. Segundo a VM2 - Agência Digital pode-se dizer que o B.I. É um sistema onde existe a coleta de informações de diversas fontes, tais como:

- Empresa

- Concorrentes

- Clientes

- Fornecedores

- Planos de expansão do negócio

-Fatores sociais políticos e econômicos, que podem influenciar o negócio.

De maneira resumida o Business Intelligence, como interface, interfere, transforma e torna verdadeira todas as informações coletadas e as transforma em conhecimento estratégico.

2.2 Arquitetura de um sistema em B.I

Um sistema típico de B.I. é composto pelas seguintes partes:

- Módulo de ETL (Extract, Transfer and Load - Componente dedicado à extração, transformação e carregamento de dados. É a parte responsável pela coleta das informações nas mais diversas fontes,desde sistemas E.R.P.´s (Enterprise Resource Planning) até arquivos de texto ou planilhas Excel.

-Data Mart / Datawarehouse: Local onde ficam armazenados todos os dados extraídos dos sistemas em operação. A vantagem de ter um repositório de dados à parte é a possibilidade de armazenar informações históricas e agregadas,dando um suporte melhor para as análises posteriores.

-Front-End: É a que efetivamente tem interface com o usuário de um projeto de B.I (VM2 – Agência Digital).

2.3 Funções e responsabilidades do B.I.

Têm como principais funções e responsabilidades a coleta de conjuntos de dados através de um sistema S.I.G.E. (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) para transformá-los em uma ou mais informações consolidadas e também apontar possíveis mudanças de comportamento socioeconômico da empresa ou de seus clientes (Surian).

2.4 Quando adotar um sistema de B.I.

O dado é a matéria prima para fazer com que as informações se transformem em conhecimento para a tomada de decisões (VM2 – Agência Digital). Até um determinado ponto, ele pode ser manuseado e analisado sem a ajuda de um sistema específico, ou seja, quando o conjunto de informações se torna impossível de ser gerenciado, de uma forma automatizada e os controles mais simples começam a não gerar respostas necessárias para o negócio, a tempo para decisões rápidas, é hora de buscar uma solução em um sistema de B.I., pois também a medida que a empresa cresce, aumenta também a complexidade de suas informações, dificultando o processo de análise dos dados e quando as empresas não têm informações com as quais trabalhar e sobre as quais basear suas decisões e ações, a empresa pode estar fadada ao fracasso (PCWorld).

2.5 Como montar uma estratégia de inteligência de negócios

Para se montar uma estratégia de B.I. as empresas precisam ter em mente

exatamente quais as necessidades de seus negócios, suas metas e de que forma especificamente ele pode ajudar. Outro requisito básico é saber para que o B.I. é utilizado. Justamente este o primeiro passo para a implementação de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com