TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envie Presentes Para Estes Membros

Ensaios: Envie Presentes Para Estes Membros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 5

Cap. 4

O que é Seleção ambiental, a percepção ambiental e a consonância tem a ver com a análise ambiental que uma empresa faz por meio de fontes internas e externas?

Seleção Ambiental é apenas uma pequena porção de todas as inúmeras variáveis ambientais possíveis participa realmente do conhecimento, da compreensão e da experiência da empresa.

Percepção Ambiental é uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas em função da experiência anterior, das necessidades e intenções da empresa em uma dada situação.

Existe consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. A empresa mantém a coerência em seu comportamento, ou seja, seu comportamento está de acordo com suas presunções.

Embora influenciadas pelas circunstâncias ambientais, as empresas normalmente desempenham um papel influencial ativo nos próprios ambientes e elas têm bastante consciência desse papel.

Explique o conceito cenário

são os estudos do futuro para construir diferentes imagens favoráveis ou desfavoráveis do ambiente de negócios e suas interligações, os cenários podem ser de primeira geração e segunda geração .

Cenário de primeira geração: são conhecidos como cenários ambientais, feitos melhorar o entendimento a respeito do mundo real dos negócios.

Cenário de segunda geração: são conhecidos como cenário estratégicos e proporciona base de julgamento sobre o mundo real para decisão estratégicas focadas no futuro.

Explique as variadas do ambiente.

O ambiente geral ou macro ambiente é constituído condições e fatores externo que envolve e influenciam todas as empresas em um conjunto de várias tecnologias ,políticas,econômicas legais,sociais,demográficas e ecológicas.

Explique as variáveis do ambiente de tarefa.

Está relacionada com os aspectos internos da organização, a atividade principal nos níveis mais elevados é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa. Não se trata de uma atividade totalmente nova, pois vários aspectos do ambiente funções na empresa – áreas de mercado consumidor e concorrência pelo órgãos de marketing; mercado de capitais pela área financeira; novas tecnologias pela área de pesquisa e desenvolvimento, entre outros.

Conceitue diferenciação e integração

Diferenciação: As empresas, ao tratarem com seus ambientes externos, vão se segmentando em unidades, cada qual desempenhando uma tarefa especializada para um contexto ambiental também especializado. Cada subsistema ou departamento tende a reagir unicamente àquela parte do ambiente que é relevante para a sua própria tarefa especializada. Esta segmentação pode ser explicada pelo fato de que grupo de administradores só tem capacidade para lidar com uma parcela do ambiente total. Se os ambientes específicos diferirem quanto às demandas que fazem, aparecerão diferenciações na estrutura e na abordagem empregada pelos departamentos.

Integração: A integração refere-se ao processo oposto; isto é, ao processo gerado por pressões vindas do ambiente global da organização, no sentido de ser alcançada unidade de esforços e de coordenação entre os vários departamentos (ou subsistemas), com a finalidade de atingirem-se os objetivos estabelecidos pela organização.

Capt 5 .

A tecnologia e sua administração

1) Explique os sistemas físicos (hardware) e os sistemas abstratos (software).

Sistemas físicos e concretos: são tecnologias que envolvem objetos existentes fisicamente, objetos reais, concretos, como por exemplo, as máquinas, os equipamentos e as instalações físicas de uma organização.

Sistemas abstratos: São sistemas que envolvem aspectos intelectuais e abstratos como, por exemplo, as diretrizes de ma empresa, normas, regras, rotinas, planos, programas e métodos de trabalho de uma organização, também recebe o nome de Know-how.

2) Explique o que é tecnologia incorporada e não incorporada.

Tecnologia Incorporada: é a capacidade de se obter um determinado objeto/produto através de uma determinada tecnologia aplicada a uma matéria prima/insumo/componentes em sua fabricação. Como exemplo podemos citar um computador (hardware) que é constituído de peças metálicas, peças plásticas e outros itens.

Tecnologia não-incorporada: É o conhecimento intelectual dos indivíduos envolvidos na transformação, como por exemplo, o conhecimento técnico de engenheiros, técnicos, especialistas, etc. Estes, por sua vez possuem a capacidade para executar documentos, desenhos, operações, etc. Podemos citar como exemplo a criação dos softwares aplicados inseridos nos computadores.

(3)Quando a tecnologia é uma variável ambiental (exógena) e quando é uma variável empresarial (endógena)

A tecnologia é uma variável ambiental quando ela influencia a organização de fora para dentro, como se fosse uma força externa e estranha ,e sobre a qual a organização tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com