TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOLSA FAMILIA

Exames: BOLSA FAMILIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  221 Visualizações

O Bolsa Família tornou-se um dos principais programas de combate à fome no Brasil, pois para muitas famílias pobres, os benefícios desse Programa são a única possibilidade de obtenção de uma renda. Esse Programa tem possibilitado uma melhoria na alimentação de muitas famílias pobres brasileiras.

Os avanços obtidos através da participação, mesmo que precária, das mulheres no mercado de trabalho, em geral, não influenciaram mudanças no interior do núcleo familiar. Um significado de valorização e de conquista pela realização de seus trabalhos, mesmo que ocasionais, executados fora da esfera doméstica e geradores de alguma renda financeira, o que demonstra uma reposição de valores em relação ao trabalho remunerado feminino.

A relação do Programa Bolsa Família com as demais políticas sociais públicas é algo que precisa ser melhor pensado e executado no âmbito dos governos locais. Mesmo que as condicionalidades possibilitem a interface entre as políticas, faz-se necessário construir estratégias mais consistentes de parcerias entre os serviços públicos ofertados junto aos beneficiários do Programa.

No tocante à relação entre o Programa Bolsa Família e as mulheres é mister destacar alguns desafios: Primeiro, tanto as esferas governamentais como a sociedade civil, em geral, necessitam aprofundar o conhecimento acerca da família em suas novas configurações, uma vez que esta tem sido o foco de investimento e da intervenção técnica das políticas sociais.

Segundo, essas políticas não devem reforçar o lugar historicamente “dedicado” às mulheres em vistas de sua condição de mãe e responsáveis

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com