TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E HABILIDADE PARA A COMUNICAÇÃO

Dissertações: BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E HABILIDADE PARA A COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 13

Resumo: Ao desenvolver este trabalho pretende-se discutir sobre as formas de Gestão adotadas por duas empresas no desenvolvimento do trabalho e nas relações humanas voltadas para as organizações empresariais. As relações interpessoais acontecem de forma mais precisa quando há uma interação mais efetiva, trabalho em equipe, a utilização das novas tecnologias e desenvolvimento humano. O relacionar-se bem, a boa comunição e valorização do profissional, permite maior interação e mais cooperativismo entre o líder e os demais membros, por meios de trocas de experiências e conhecimentos, possibilitando maior expressão de suas competências e contribuição para desenvolver as atividades da equipe de trabalho com maior êxito.

1. Introdução.

No ambiente profissional das mais diversas áreas, a maior parte dos esforços empresariais é direcionada para o aumento e o aprimoramento da produção, deixando de perceber a importância do plano das relações interpessoais. As relações interpessoais podem ser consideradas todo e qualquer contato entre pessoas, esses contatos ocorrem entre indivíduos em diferentes circunstâncias e em diferentes espaços, voltados tanto para o âmbito tecnológico e educacional como para as relações empresarias. O desenvolvimento das relações interpessoais é fundamental, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais poderá afetar o progresso e os resultados das empresas em todos os sentidos para a obtenção de qualidade e resultados. Estudaremos uma empresa de Comércio de compra e vendas de veículos, peças e serviços – Smaxx Automóveis Ltda, localizada a cidade de entorno Valparaiso_GO e uma empresa de Comércio de calçados Varejista Luart Calçados, localizada no Gama-DF.

2. Desenvolvimento.

Pontos que Chamaram atenção.

O desenvolvimento das relações interpessoais é fundamental, pois esse é o eixo existencial para que os indivíduos possam alcançar uma integração real e um rendimento efetivo, o ambiente de trabalho pode influir no comportamento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relações interpessoais que por consequência poderá afetar o progresso e os resultados das empresas em todos os sentidos. Neste aspecto as empresas apresentam uma comunicação bastante parecida, voltada para as reuniões semanais, Feedbacks diários, e preocupação com o aperfeiçoamento dos profissionais.

Em escala mais avançada a empresa de automóveis atinge um potencial de uso tecnológico da informação e da comunicação, que contribui para a expansão da informação e do conhecimento na organização com qualidade e rapidez, com portais corporativos, intranet, e-mails, Cursos Web e presenciais, “O valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização” e que “para ser um gerente eficiente, independente da área de negócios, é fundamental entender que a informação é um dos recursos mais valiosos e importantes de uma organização”(STAIR; REYNOLDS, 2002, p.5).

A boa comunicação é um fator relevante para a qualidade da relação interpessoal, pois se num ambiente de trabalho, os funcionários possuem a mesma linha de pensamento, no qual se tem um gestor que direciona o trabalho com informações necessárias para o desenvolvimento das atividades planejadas para a equipe, as ações ocorrerão com maior êxito. È preciso que o líder esteja atento às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atuação frente aos acontecimentos, visando os interesses interpessoais e institucionais, pois numa organização as diferentes atividades devem se integrar em função de que elas não se desenvolvam separadamente, é necessária uma comunicação eficiente entre os diversos integrantes para que o aproveitamento e rendimento sejam satisfatórios. Segundo Brunetta (2008):

A empresa de calçados desenvolve esta importante ferramenta com o uso de reuniões semanais com os diretores e gerência da loja, que ficam encarregados de repassar para os vendedores das lojas. Diariamente dois Supervisores inspecionam as lojas e colaboradores. Os Feedbacks são realizados mensalmente através de uma reunião geral com a presença de todos os colaboradores e o RH (Psicólogo) sendo abordados novos treinamentos e cursos fornecidos pela empresa. Cada Gestor e responsável pela sua loja, havendo cobrança em relação à disseminação de informação para todos os colaboradores com o acompanhamento da Psicóloga.

• Pontos Fortes da Empresa.

Ambas as empresas expressam qrande preocupação com a comunicação, que ocorre de meios diversos, seja de forma pessoal: através de reuniões, palestras, comemorações, conversação, premiações aos clientes e etc; ou de forma impressa: Folders, panfletos, revistas e jornais, murais e etc; e através de equipamentos: Telefone fixo ou movel, televisão, correio eletronico, internet, fax, outdoors, rádio, através de portais corporativos. Para com os fornecedores existe um processo de atendimento exclusivo, atendimento personalisado, onde o fornecedor fica disponivel e de facil acesso para atender a qualquer hora a solicitação da organização. A comunicação ocorre entre as pessoas e é caracterizada pelo envio e recebimento de símbolos e dados agregados com significados.

O processo de comunicação humana é contingencial, pelo fato de cada indivíduo ser um microssistema único e diferenciado dos demais por sua constituição genética e por seu histórico psicológico. Assim podemos dizer que o processo de comunicação depende, em grande parte, do grau de homogeneidade de significados entre a fonte e o destinatário final e não significa exclusivamente passar uma informação adiante, mas torná-la comum entre as pessoas envolvidas.

A inexistência da comunicação entre os indivíduos em ambientes de trabalho é um fator negativo que influencia diretamente na organização de pessoas e consequentemente na má qualidade do processo produtivo, seja ele, por motivo de horário (os funcionários não são devidamente avisados de reuniões importantes), desenvolvimento das ações, falta de afinidade entre os grupos e a precária liderança do gestor.

Os itens citados anteriormente podem contribuir para o fracasso de uma empresa, no qual o mercado competitivo exige dinamismos, inovações, criatividades, praticidades, rapidez nas ações e outros para ter chance de concorrer com distintas empresas e manter-se no mercado. Assim, deve-se focalizar no funcionário que tem o papel de elevar a empresa. Ainda segundo Pepe (2008):

Outro fator muito positivo é a utilização do uso da intranet da Empresa – “Os Portais corporativos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com