TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRASIL SIGN OF LANGUAGE

Projeto de pesquisa: BRASIL SIGN OF LANGUAGE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 8

ITAPECERICA DA SERRA

CURSO PEDAGOGIA- EAD

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

CONSTRUÇÃO DE UM RELATÓRIO FINAL SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE

INTRODUÇÃO

DEFICIÊNCIA AUDITIVA & SURDO & MUDO DECRETO 5.625/05

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: É uma situação que caracteriza uma perda de grau leve a moderada da audição, preservando resíduos, o que não lhe prejudica a fala como um todo.

SURDOS: São as pessoas que não possuem resíduos auditivos capazes de captações sonoras e utilizam-se da comunicação espaço-visual como o principal meio de conhece o mundo e se interar com ele, por substituição á audição e a fala.

MUDO: É uma situação clinico patológica que acomete o órgão fonoarticulatório caracterizando uma ausência parcial ou total das pregas vocais causando a impossibilidade da fala.

LIBRAS: É a sigla da Língua Brasileira de Sinais, natural das comunidades surdas, não são simplesmente mímicas e gestos soltos para facilitar a comunicação.

Tem suas estruturas gramaticais próprias e atribui-se o status de língua, pois também são compostas pelos níveis lingüísticos: fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático.

Lei 10.436/24 de abril de 2002

Lei 5.626/22 de dezembro de 2005

CULTURA

Em geral os surdos são muito autênticos e objetivos utilizando uma linha de raciocínio mais lógica, direta e concreta.

Acordam com um simples acende/apagar de luz;

Gostam de relacionar-se com outros surdos;

Gostam de ritmos e vibrações fortes;

Utilizam da LIBRAS e do processo anafórico para se comunicarem.

RELATÓRIO DE IDENTIDADES SURDAS

Trata-se de uma identidade marcada pela política surda, poderíamos identificar as pessoas surdas pelas diferenças que possuem, elas são observáveis facilmente, distinguiremos algumas categorias para diferentes identidades surdas.

Identidade Política, mais presente em surdos que apresentam características culturais como:

1. Experiência visual, comportamento, cultura, língua, etc.;

2. Carregam a língua de sinais, que é forma de expressão, captação de mensagem visual não auditiva, não usa o aparelho, usa as mãos;

3. Sabem que são surdas, entram facilmente na política.

4. Passam aos outros surdos sua cultura;

5. São resistentes;

6. Assumem posições;

7. Não assimilam a ordem língua falada;

8. Na escrita se igualam a língua escrita;

9. Compartilham dificuldades, aspirações, utopias;

10. Usa tecnologia, TV, telefone especial, campainha luminosa;

11. Diferente forma de relacionar com os animais e pessoas;

Identidade Hibrida

Surdos que nasceram ouvintes e com o tempo doenças ou acidentes os deixaram surdos.

1. Dependendo da idade conhecem estrutura do português e da língua oral;

2. Usa língua de sinais e oral, alguns só usam sinais;

3. Usam tecnologia par surdos;

4. Convivem pacificamente com identidades surdas.

5. A escrita obedece à estrutura da língua de sinais, participam das comunidades e associações.

Identidades Surdas Flutuantes

Não tem contato com comunidades surdas, não contam com benefícios da cultura surda, tem características particulares, representam identidades ouvintes, às vezes competem com ouvintes, não participam da comunidade surda, rejeitam interprete de língua de sinais, se orgulham de falar corretamente, resistem à língua de sinais, não conseguem se identificar como surdos sentem-se inferiores aos ouvintes causando depressão, fuga, suicídio, alguns na angustia, é vitimas da ideologia oralista, da inclusão, educação clinica ouvindo ou não sons usam aparelhos auriculares.

Identidades de Surdos Embaçados

Tipo que podemos encontrar na representação estereotipada da surdez ou desconhecimento da surdez como questões culturais não conseguem captar o ouvinte, nem a fala, não tem condições de usar a língua de sinais, são vistos como incapacitados, casos em que a família os aprisionam, também por falta de informação da família, clinicamente colocando-os como deficientes ou retardados mentais.

Identidade Surdos de Transição

Vivem entre varias identidades, quando parte deles são filhos de pais ouvintes, passam pela rejeição da comunidade ouvinte, a uma passagem da comunicação visual oral para visual sinalizada, para os surdos em transição a identidade flutuante se dá ao contrário.

Identidade Surdas de Diáspora

Estão presentes entre os surdos que passam de um país para outro, inclusive de estado para outro, de grupo surdo para outro.

Identidade Intermediária

A experiência visual é determinante, geralmente identificada como surda, capacidade de mensagem não é total, levam uma vida de ouvintes, usam aparelhos de audição, treinamento oral, amplificadores de som, não usam interpretes, não entendem a necessidade de língua de sinais, dificuldades de identificar a identidade surda ou ouvinte.

As diferentes identidades surdas são bastante complexas, os surdos não podem ser um grupo de identidade homogênea, têm sim que respeitá-las, eles não são deficientes são apenas diferentes, e sua língua é mais rica do que a falada.

O primeiro passo relevante para inclusão do aluno é, saber quem é este aluno, se possui conhecimentos em lingüística de sinais de libras, caso tenha, o educador deve possuir também. É fundamental a escola possibilitar ao aluno a inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com