TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRF FUZÃO

Trabalho Escolar: BRF FUZÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 12

A BRF — antiga Brasil Foods S.A (BM&F Bovespa: 16292&idioma=pt-br BRFS3 / NYSE: BRFS) é um conglomerado brasileiro, do ramo de produtos alimentícios e proteínas animais, que surgiu através da fusão das ações da Sadia S.A. ao capital social da então Perdigão S.A. A BRF abate cerca de 1.790 bilhões de aves por ano e mais de 10.870 milhões de suinos e bovinos por ano. A maior unidade industrial do grupo está localizada em Uberlândia no estado de Minas Gerais.

A operação ocorreu por meio de troca de ações e foi aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) no dia 13 de julho de 2011, com a imposição de restrições que reduziram a proporção do negócio realizado. Os acionistas da Perdigão S.A. terão 68% de participação na nova empresa e os acionistas da Sadia S.A., 32%. Nildemar Secches, presidente do Conselho da Perdigão, e Luiz Fernando Furlan, presidente da Sadia, irão dividir a co-presidência do Conselho da BRF pelos dois anos seguintes a fusão. Em abril de 2013, Abilio Diniz é eleito o novo presidente para o Conselho de Administração da empresa. Em agosto do mesmo ano, já ocorrem mudanças; com uma revisão na estrutura administrativa, Claudio Galeazzi é eleito o mais novo CEO da BRF, sucedendo José Antonio do Prado Fay. José Fay ocupava a presidência da BRF desde outubro de 2008 e foi responsável pela bem sucedida fusão entre Sadia e Perdigão. Galeazzi repete com Abílio Diniz uma parceria de anos, semelhante a de outras empresas na qual Abílio era responsável (como o Grupo Pão de Açúcar, por exemplo).

A BRF estima que 42% de sua produção, após a plena integração de seus ativos resultantes da fusão, seja destinada a exportação.

• Estrutura organizacional

Em agosto de 2013 a empresa passou por uma revisão da estrutura administrativa, e ficou decidido que: a Estrutura Administrativa da Companhia será matricial e dividida em: (i) cinco áreas globais, responsáveis pela definição de políticas e diretrizes, a saber: 1. Marketing e Inovação; 2. Finanças, Administração e RI; e 3. Recursos Humanos; 4. Operações; 5. Planejamento Integrado e Controle de Gestão; (ii) duas áreas responsáveis pelas regiões de negócios nos mercados brasileiro e internacional, com foco no aumento de Market Share e no desenvolvimento e expansão das regiões de negócios.

Há também 42 diretorias, distribuídas entre as duas empresas de origem.

• Reposicionamento

Determinada pelo objetivo de consolidar-se como uma companhia global de alimentos, a BRF inicia 2013 com foco em um novo posicionamento da marca corporativa. Com a conclusão do processo de fusão entre Perdigão e Sadia em dezembro de 2012, a BRF agora avança para ser reconhecida como marca líder de seu segmento e também admirada em todos os mercados que atua, no Brasil e no exterior.

Alinhado ao novo momento da companhia, o padrão visual foi totalmente remodelado para transmitir aos parceiros, clientes e demais públicos de interesse as características de sua nova essência e valores: Tem energia; É protagonista; Cultiva vínculos; e Dialoga com o mundo.

“Nós aproximamos o trabalho de milhares de parceiros para fornecer alimento em todo o mundo, aproximamos talentos que gostam de desafios e entregam o que prometem e também aproximamos milhares de consumidores em momentos de convivência e prazer. Somos uma empresa que nasceu para aproximar vidas”, afirma José Antonio Fay, diretor-presidente da BRF.

O nome oficial da companhia também foi alterado e passa a ser apenas como BRF, mais em linha com a estratégia da companhia de se tornar global. Esta nova marca institucional também agrega qualidades dos produtos da companhia, como inovação, pioneirismo e sustentabilidade. São atributos que escreveram a história do mercado nacional de alimentos, e que já começaram a participar de regiões como América do Sul, Europa, Oriente Médio e Ásia.

Para chegar às novas características da marca, a companhia fez um trabalho de dois anos, respaldado em uma pesquisa aprofundada com públicos estratégicos e na consultoria das agências Interbrand e A10. Segundo o vice-presidente de assuntos corporativos da BRF , Wilson Mello, “um alinhamento de cultura interna e engajamento foi trabalhado pensando na nova estratégia de negócios da BRF de ser uma marca global e estar entre as maiores empresas de alimentos do mundo”.

As 61 unidades da companhia espalhadas no Brasil e outros países vão substituir de forma gradativa a identidade visual. As novas mensagens e logo também serão apresentadas ao mercado e consumidores, por meio de campanhas institucionais em rádio, jornais e revistas, além da inserção nas embalagens dos produtos Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê e Qualy, que são marcas administradas pela BRF.

• Planejamento

A associação entre Perdigão e Sadia, que deu origem à BRF, foi anunciada em 19 de maio de 2009 e concluída em 2012, com o cumprimento do Termo de Compromisso de Desempenho (TCD) acordado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O plano estratégico de longo prazo da empresa contempla crescimento balanceado por expansão orgânica das operações e aquisições seletivas em regiões estratégicas como Oriente Médio, América Latina e outros emergentes.

m 2012, iniciou a construção de uma fábrica em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, prevista para ser entregue no segundo semestre de 2013, e consolidou uma joint venture com a Dah Chong Hong Limited (DCH), que faz a distribuição no varejo e em food services no mercado chinês.

O sólido modelo de governança da BRF, que consolidou em 2012 a integração Perdigão/Sadia, refletiu-se em grandes avanços durante o ano. A empresa atingiu novos patamares de eficiência, que passam a contribuir para tornar a BRF cada vez mais competitiva e sustentável.

No período, os investimentos somaram R$ 2,5 bilhões, valor 25% superior em comparação ao exercício de 2011. Os recursos foram direcionados ao desenvolvimento de centenas de projetos de crescimento, eficiência e suporte: adequação de fábricas para a produção de linhas deslocadas de unidades transferidas, novos centros de distribuição, redesenho de malha logística, entre outros. Durante o ano, foram lançados 454 produtos, ratificando a capacidade de inovação da companhia e reforçando sua a presença nos diversos canais de varejo.

Desenvolvimento Sustentável é um dos Valores da BRF. Os pilares de sustentabilidade foram estabelecidos pela empresa para garantir a perenidade de seus negócios e sua competitividade no mercado global. Como parte de seus compromissos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com