TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOS INFANTIS

Pesquisas Acadêmicas: BRINQUEDOS INFANTIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Idade Brinquedo

0 a 2 anos móbiles grandes e coloridos ao alcance da criança (pendurados no berço) Explorar a percepção visual, objetos que produzem sons ao serem manipulados, com isso a percepção auditiva é estimulada.

esconde-esconde (objetos, rosto, corpo etc) possibilita descobrir, com a criança, como ela está elaborando o processo de separação (ansiedade, querer achar logo), é importante para perceber como ela suporta a ausência. desenvolvida mais tarde, aguça também a inteligência da criança, ela vai adquirindo noções de espaço, tamanho, distancia etc.

2 a 4 anos panelinhas, bonecos, carrinhos, casinhas, posto de gasolina, a bola, vivenciar a sua vida diária, suas necessidades básicas, expressa noções de distancia, espaço equilíbrio. A partir dessa idade a criança passa a mostrar em suas brincadeiras a vontade, o propósito de fazer algo definido, existe grande motivação e prazer em concretizar sua meta.

4 a 6 anos jogos, com regras explorar o raciocínio, o mental, e o emocional, (o ganhar ou perder na brincadeira). Nessa fase ela tem a possibilidade de trabalhar com a frustração, aspecto fundamental para o  equilíbrio da personalidade.

8 a 10 anos confeccionar objetos que lhe agradam, jogos comunitários (pega-pega, esconde-esconde, futebol), jogos mais elaborados, quebra-cabeças percebe o meio ambiente ilimitado, já corresponde à relação do mundo externo com o interno. Gosta de colecionar. É a fase dossão bem vindos.

10 anos em diante Nessa fase o vídeo game é extremamente adorado pela criança, que deve usá-lo com moderação. É interessante joga-lo sempre com outra pessoa, possibilitando assim o entendimento da competição, cooperação e elaboração da frustração.     Um cuidado a ser lembrado é que a criança não deve ser incentivada ao consumismo, ela quer esse ou aquele brinquedo. Normalmente a criança escolhe o brinquedo que se identifica com os valores do grupo e nesse momento o dialogo é fundamental. Os pais devem sempre estar atentos à faixa etária antes da compra do brinquedo, procurando adequá-lo à idade e ao nível de maturidade emocional do filho. Quando a criança é privada da necessidade de brincar, vários distúrbios podem aparecer no seu comportamento: Problemas de sono, irritabilidade excessiva, agressividade, dificuldades de relacionamento em geral. Em cada fase do desenvolvimento o brincar tem funções diferentes, mas o não brincar trará sempre conseqüências negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com