TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Seminário: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

1 .A) Descreva as forças que compõem o macroambiente.

A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa. As principais forças do macroambiente são:

Demográfico:O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados, exemplos:

- Grau de escolaridade, faixa etária.

Econômico: O ambiente econômico consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor, exemplo:

- Taxa de juros, inflação.

Internacional: O ambiente internacional são as tendências do que acontece fora dos limites ou barreiras de um país, exemplo:

- Aberturas dos mercados, formação de blocos econômicos.

Politico: O ambiente politico é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam varias organizações e indivíduos em uma dada sociedade, exemplo:

- Legislação Tributária, eleições.

Social e natural: São análises de tendências sociais e ambientais e a partir dessas análises criar serviços que atendam novas oportunidades que surgem através dessas tendências.

- Poluição, preocupação com a saúde, estética e ecologia.

Tecnológico: O ambiente tecnológico é talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino, novas tecnologias são sinônimos de novos mercados e oportunidade refere-se a avanços na ciência. Exemplos:

- Automação e informática

B) Como as forças macroambientais podem influenciar nos negócios do Mc Donald’s.

Exemplifique:

Todas as forças do macroambiente podem influenciar nas estratégicas de uma organização do Mc Donald’s, são fatores que estão diretamente fora do controle. Uma empresa geralmente não influencia nenhuma lei. Isto muda constantemente, por isso esta organização precisa ser flexível para se adaptar.

Pode haver uma competição acirrada e rivalidade no mercado. O ambiente em geral está sempre mudando, o comerciante precisa considerar as mudanças de cultura, política, economia e tecnologia para se adequar as mudanças do mercado, pois o mercado é a lei do predador vence sempre o mais forte.

2. Descreva cada um dos elementos da Análise Estrutural de Porter (Modelo de Porter de ambiente competitivo), tendo como base o mercado cervejeiro;

O poder de barganha dos fornecedores para o mercado cervejeiro é muito variado, por exemplo, a água é um dos principais componentes do custo na produção da cerveja, e como existe em abundância no Brasil, não é um problema de fornecimento, o que faz com que o fornecedor não tenha muita opção de barganha, pois existem muitos concorrentes dispostos a competir nesse tipo de fornecimento. Já o malte que também é um principal componente na produção da cerveja, tem uma maior influência, pois a falta de tecnologia que tem de ser muito moderna, a dificuldade no transporte do malte, entre outros fatores, faz com que não existam muitas opções de fornecedores no mercado, o que permite a esse fornecedor um maior poder de negociação.

A influência dos produtos “substitutos” é muito pequena se considerarmos a longa tradição da cerveja. O que exerce forte influência neste mercado é a relação de dependência entre o nível de renda dos consumidores e o consumo, muitas pessoas deixam de tomá-las ou a substituem por outra bebida alcoólica.

Os entrantes são possíveis concorrentes que podem entrar em determinado mercado de atuação, para o mercado cervejeiro essa é uma ameaça menor, pois a maioria das empresas existentes já estão estabelecidas no mercado, e existem muitos entraves e barreiras que impedem a entrada de um novo concorrente.

Entre as cincos forças competitivas, acredito que duas exercem a maior pressão sobre a industria cervejeira: o poder de negociação dos compradores; e a rivalidade entre os concorrentes atuais.

O poder da negociação dos clientes compradores tem se apresentado na forma de barganha por menores preços, “jogando” os concorrentes fornecedores uns contra os outros.

A intensidade da rivalidade entre os concorrentes, é a força competitiva mais significativa e certamente o palco onde se definirá o sucesso, ou fracasso, dos atuais e futuros participantes do mercado.

Mesmo não sendo um mercado caracterizado por uma grande quantidade de concorrentes, a disputa é intensa devido ao relativo equilíbrio das suas estratégias de preço e propaganda.

...

Baixar como  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »