TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Artigos Científicos: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  1.831 Visualizações

Página 1 de 3

O BALANÇO PATRIMONIAL

INTRODUÇÃO

O Balanço Patrimonial é a peça contábil que retrata a posição das contas de uma entidade após todos os lançamentos das operações de um período terem sido feitos, após todos os provisionamentos (depreciação, devedores duvidosos, etc.) e ajustes, bem como encerramento das contas de Receita e Despesa também terem sido executados.O balanço é a sombro do passado que se projeta para o futuro

Hierarquia

O Balanço Patrimonial é a mais importante demonstração contábil de “posição” das contas num determinado momento. Imagine-se a estrutura e hierarquia do sistema contábil de informação mais ou menos desta forma simplificada:

Relatórios de

Posição

Relatórios de

Fluxo

Relatórios de

Comparação e

Exceção

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

 

 - Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

a) Ativo circulante;

b) Ativo não circulante;

b1) Ativo realizável a longo prazo;

b2) Ativo permanente, dividido em Investimentos, Ativo imobilizado e Ativo intangível. O Ativo diferido não é mais demonstrado.

Nota de atualização:Ativo intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física. exemplos: Software, cliente,patentes

Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais,Tecnologia,etc

 

 - Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

 

 - Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Os Fluxos

1-Descreve o que aconteceu em determinadas contas durante um periodo,que retrata a movimentação de receitas e despesas pelo regime de competência.

2- outro relatório de fluxo importante é a de demonstraçõesde origen de aplicação de recursos (capital de giro líquido,ou varias outras conotações).

3-O terceiro Relatório é Fluxo de Caixa.

Estrutura do balanço apartir de 2009

Lado esquerdo,Ativo/Lado direito, Passivo - lei N°11.941/09

AS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE E O BALANÇO PATRIMONIAL

O Conselho Federal de Contabilidade dedicou a NBC-T-3 ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com