TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Artigo: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Subdivisões do Balanço Patrimonial (BP)

Também podemos dividir os ativos e passivos em categorias para facilitar os cálculos e demonstrações.

Para os ativos temos:

• Ativo circulante: são os bens e recursos aplicados da empresa, que podem ser convertidos facilmente em dinheiro em curto período de tempo.

• Ativo não circulante: são os recursos de permanência duradoura, como por exemplo, cotas societárias.

• Realizável a longo prazo: similar ao ativo circulante, porem entra nessa categoria os recursos que demoram mais um ano contábil para serem convertidos em dinheiro.

• Ativo fixo: são os bens necessários para a empresa realizar suas atividades, tais como máquinas, edifícios, terrenos, etc.

Já para os passivos, podemos dividir em:

• Passivo circulante: são as obrigações que a empresa tem que pagar durante o ano contábil, tais como salários dos funcionários, fornecedores, impostos etc.

• Exigível a longo prazo: semelhante ao passivo circulante porem a empresa só vai pagar no ano contábil seguinte.

O ideal é sempre manter atualizado o relatório Balanço Patrimonial mês a mês para no final do ano para tornar a emissão anual menos trabalhosa. Lembrando que o BP não deve ser visto apenas como uma obrigação contábil, e sim com uma importantíssima ferramenta de gestão para a empresa medir sua evolução e basear a tomada de decisões.

Dica Importante

Para validar se o seu Balanço Patrimonial está correto, uma dica é começar conferindo os totais. O total dos Ativos em uma empresa sempre deve ser igual ao total dos Passivos.

Isto se deve ao método chamado de Método das Partidas Dobradas, onde cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos. Este método foi registrado por Luca Pacioli em 1494, mas até hoje continua sendo o sistema padrão usado no mundo todo por empresas e outras organizações para registrar transações financeiras.

...

Baixar como  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »