TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Dissertações: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

O Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial é um retrato da empresa. É uma maneira conveniente de organizar e resumir o que a empresa possui (os ativos que são as aplicações dos recursos disponíveis), o que a empresa deve (os exigíveis que são as fontes de recurso de terceiros) e a diferença entre os dois lados que é o capital próprio dos sócios (patrimônio liquido), num dado momento.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:

- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Planejamento Financeiro de Curto Prazo

No planejamento de curto prazo, estudam-se ativos e passivos circulantes normalmente em trono de doze meses. Dois aspectos são: a magnitude dos investimentos da empresa em ativos circulantes, tais como caixa, conta a receber e estoque e como financiar os ativos circulantes. A ferramenta básica para planejamento é o orçamento de caixa. A carência desse tipo de plano faz com que as empresas não consigam observar quando haverá sobra ou falta de numerário no caixa.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é uma das informações mais importantes e ode ser extraída de demonstrações financeiras. Podemos dizer, de forma simplificada, que o fluxo de caixa é o registro dos ingressos e desembolsos, na data de ocorrência das entradas e saídas, que a empresa teve em determinado tempo. O fluxo de caixa consiste na representação dinâmica da situação financeira de uma empresa, considerando todas as fontes de recurso e todas as aplicações em itens do ativo, ele representa o grau de liquidez da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcularem a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.

Capital de Giro

Capital de giro é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar). Existe a expressão "Capital em Giro", que seriam os bens efetivamente em uso.•.

O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor, portanto, ele está sempre sofrendo mudanças de investimentos, seja em tipos de itens ou em quantidades. Quanto maior a necessidade de investimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com