TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço Patrimonial

Artigos Científicos: Balanço Patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O Balanço Patrimonial é a principal Demonstração Financeira existente, é um relatório contábil obrigatório por Lei. Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento, ele é sempre calculado anualmente, mais preciso no fim do ano.

No Balanço, o Patrimônio se encontra em equilíbrio, ele equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas. Desta forma, ele é a igualdade patrimonial. O Balanço mostra cada item que faz parte do Patrimônio e quanto se tem de cada um.

Com isto, neste trabalho explicarei o conceito de balanço patrimonial, as suas funções, os seus principais componentes. Poderemos observar com o apresentado balanço a situação liquida patrimonial através da análise e do relatório, verificando a lucratividade.

1- BALANÇO PATRIMONIAL

O termo "Balanço" origina-se do equilíbrio entre o Ativo e o Passivo com o Patrimônio Líquido. Sendo as aplicações igual as origens, os bens mais os direitos iguais as obrigações. Parte da ideia de uma balança de dois pratos, onde sempre há a igualdade de um lado com o outro se não estiver em igualdade, significa que há erros na contabilidade da entidade.

O balanço patrimonial é constituído pelo Ativo que compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos, pelo Passivo que compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação e o Patrimônio Líquido que compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

O balanço patrimonial demonstra, de maneira organizada, quais são e quanto valem os bens, direitos e obrigações. Podemos dizer também que é a demonstração contábil a evidenciar a posição patrimonial e financeira da entidade.

1.1- CAPITAL SOCIAL

Segundo o Portal de Contabilidade (2014), o Capital Social é o valor integralizado que correspondente à contrapartida do titular, sócios ou acionistas de um empreendimento, para o início ou a manutenção dos negócios.

1.2- CAPITAL DE TERCEIROS

“Capital de Terceiros representa recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível” (PORTAL DE CONTABILIDADE, 2014).

1.3- CAPITAL PRÓPRIO

Segundo o Só Contabilidade (2014), o Capital Próprio constitui a riqueza líquida à disposição dos proprietários. É a soma do capital social, suas variações, os lucros e as reservas. É aquele que se originou da própria atividade econômica da entidade, como lucros, reservas de capital e reservas de lucros, ou seja, corresponde ao Patrimônio Líquido.

1.4- CAPITAL TOTAL À DISPOSIÇÃO A EMPRESA

Capital à disposição da empresa corresponde à soma do passivo com o patrimônio líquido da empresa e representa o total do Passivo. É igual à soma de todas as origens que estão à disposição da entidade e que estão aplicadas no Ativo.

“Corresponde à soma do capital próprio com o capital de terceiros. É também igual ao total do ativo da entidade”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com