TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanço patrimonial

Resenha: Balanço patrimonial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo visa apresentar e tentar compreender o balanço patrimonial, mal através do pensamento agostiniano, adentrando em questões básicas, porém de suma importância na tentativa de elucidar a questão do mal, que mesmo tendo uma temática oriunda do medievo, não perdeu a sua força e sua atualização nos dias atuais, pois todo ser humano almeja ser liberto do mal, seja em que dimensão for: metafísica, ontológica ou moral. Tem-se o propósito de discutir o mal a priori, com enfoque principalmente em duas grandes obras do autor: As Confições e O Livre-Arbítrio, por meio de temáticas que estão no serne da questão sobre a origem do mal. Para Santo Agostinho Deus não criou o mal, pois o mal é originário da vontade livre do homem de recusar ou afastar-se do amor Dele, criando assim uma ausência de movimento que antes da queda o direcionava ao Supremo Bem, e é só por amor deste Bem mediante a graça divina atuante na vontade livre do homem (livre-arbítrio) que o mesmo pode retornar ao movimento primeiro de reencontro com Deus, e esse encontro o libertará por completo do mal.

O Balanço Patrimonial é o mais importante documento gerado pela a contabilidade. Através desse relatório, pode-se avaliar a saúde financeira e econômica da empresa em um determinado período ou em um final de ano.

O Balanço Patrimonial está dividido em duas colunas: o Ativo que está no lado esquerdo, e no lado direito está o Passivo e o Patrimônio Líquido, mas, devido a lei das sociedades por ações apresenta somente o Passivo.

O ativo compreende os bens e direitos e as demais aplicações dos recursos controlados pela empresa. É o lado positivo do Balanço Patrimonial.

O passivo é a origem dos recursos, as obrigações para com terceiros, que exigirão sua liquidação. Neste lado do Balanço Patrimonial os valores são negativos.

O patrimônio líquido compreende os recursos próprios da empresa aplicados pelos seus donos ou acionistas, seu valor é a diferença entre o ATIVO e o PASSIVO de modo que o valor das duas colunas do Balanço Patrimonial sejam iguais em módulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com