TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Investimentos

Exames: Banco De Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

1 METODOLOGIA

A presente seção contempla os procedimentos metodológicos que foram utilizados para embasar este estudo. De acordo com Cervo e Bervian (1983), o método é a ordem que se deve impor aos diferentes processos necessários para atingir um fim dado ou um resultado que é desejado. Sobre método, Marconi e Lakatos (2007, p. 83) definem que.

[...] método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo – conhecimentos válidos e verdadeiros –, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

Dessa forma, a metodologia é o estudo dos métodos utilizados, ou seja, o estudo dos caminhos necessários para se atingir determinado objetivo de pesquisa. Marconi e Lakatos (2007), sobre a pesquisa, asseveram que este é um procedimento reflexivo sistemático que permite descobrir novos dados, fatos ou relações em algum campo do conhecimento. Sendo assim, para a elaboração do presente trabalho, usou-se a pesquisa bibliográfica, a qual abrangeu a leitura, a análise e a interpretação de livros, periódicos e sites.

Todo material recolhido foi submetido a uma triagem, a partir da qual se estabeleceu um plano de leitura atento e sistemático, acompanhado de anotações e fichamentos que serviram à fundamentação teórica do estudo. A escolha deste método possibilitou conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre o tema.

2 Definição de Plano de negocio

Segundo CHIAVENATO (2005), o plano de negócio trata-se de um planejamento antecipado pelo qual um pretenso empreendedor, baseado em um conjunto de dados e informações sobre um determinado negócio, procura viabilizar uma sociedade de seu interesse. Basicamente, o plano segue uma rotina de: previsão, programação, coordenação e controle, de uma sequencia lógica de eventos com o intuito de alcançar sucesso em determinado negócio.

O plano de negócio deve ser elaborado com responsabilidade, dentro de critérios específicos através do uso de metodologias concretas e dentro da realidade do país, seguindo um caminho lógico e racional, sendo este um documento que sintetiza e explora as potencialidades do negócio, bem como os riscos inerentes; que seja roteiro para expor as ideias em linguagem simples que todos os leitores entendam e, que mostre que o negócio idealizado é realmente rentável e de sucesso. (Dornelas, 2005, p.76)

Segundo DORNELAS (2005) através do plano é possível:

- Entender e estabelecer diretrizes para o negócio;

- Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas;

- Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário;

- Conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governo, SEBRAE, investidores, capitalistas de risco;

3 Ramo de atividade:

Quando se trata de investimentos, geralmente as pessoas apresentam um comportamento típico de aversão ao risco. Porém, diante da aceitação do risco, exige-se uma taxa de retorno compatível. O que nosso banco realiza.

4 Nome da empresa ou marca

BANCOSEMAZON S/A

Atualmente, a marca é um dos fatores mais decisivos no processo de tomada de decisão do consumidor. Ter uma marca forte é, hoje em dia, sinônimo de boas percepções do produto e, acima de tudo, grandes lembranças na mente do consumidor na hora da compra. Segundo a AMA (American Marketing Association) uma marca é definida como “Um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação deles, com o objetivo de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo e diferenciá-los da concorrência” (apud KOTLER, 2001, p. 426).

A empresa não deve, em hipótese alguma, tratar sua marca apenas como um nome.Ela deve criar associações positivas, fazendo com o que consumidor lembre-se da empresatoda vez que necessitar de um produto o qual ela oferece. Aaker (1998, p. 7) afirma que marca.

[...] é um nome diferenciado e/ou símbolo para a identificação de bens e serviços de um vendedor ou de um grupo de vendedores e para diferenciar uns dos outros. É ela que sinaliza ao consumidor a origem do produto e protege, tanto consumidor quanto o fabricante, dos concorrentes que oferecem produtos que pareçam idênticos.

5. Missão

Atuar como banco voltado ao crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável com soluções inovadoras e atendimento com excelência, visando à satisfação dos clientes.

De acordo com Larson, (2011, p.26 tradução livre do autor) “A missão identifica o que a empresa que ser torna, ou sua razão de ser”. Fischmann (2011) conceitua missão de uma forma muito simplificada, diz que e o papel que desempenha a organização (utilidade).

De acordo com Scott, Jaffe e Tobe (1998) a declaração de missão deve distinguir uma empresa de outras, tornando claro o que lhe é exclusivo. A declaração da missão é uma ferramenta – guia para os empregados. Ela os ajuda a tomar decisão e saber qual curso de ação tomar, proporcionando um foco corrente, a parte do qual o processo de criação de visão acontece.

A missão é a síntese de como os clientes veem a empresa, de como os empregados em seu grupo veem a empresa, de quais devem ser os produtos e serviços, de quem são os clientes e que valores são agregados para eles. Ela também inclui como o ambiente maior pertence a seu propósito e o que realmente é feito. Ela é construída como valores essências (SCOTT, JAFFE, TOBE, 1998, p 62).

6. Visão

Serreconhecida como uma instituição financeira de referencia na região norte com sólidos resultados.

De acordo com Pereira (2010), a visão funciona como uma bússola. Aponta a direção que a empresa quer seguir, o caminho para o futuro a ser percorrido, além de representar os seus sonhos e esperança.

No entendimento de Scott, Jaffe Tobe (1998) mesmo que a visão nos oriente para o futuro é importante compreender que ela parte do presente. A tensão que surge da comparação entre a imagem do futuro desejada de hoje é o que faz com que a visão se torne ação, sem torna-se fuga da realidade. É importante que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com