TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco Hsbc E Multado

Ensaios: Banco Hsbc E Multado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIAEM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

FRANCIELE DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Com base no artigo : “HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”

Campo Novo do Parecis - MT

2014

FRANCIELE DA SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Com base no artigo : “HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”

Trabalho apresentado ao Curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.

Professores: Henry T. Nonaka; Marcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.

Campo Novo do Parecis - MT

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................05à06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................07

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................08

1 INTRODUÇÃO

Uma empresa decide registrar a rotina e a vida pessoal de trabalhadores. Monta dossiês, com detalhes sobre horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consumo e informações sobre cônjuges e filhos. Parece uma situação típica da ditadura civil-militar (1964- 1985), mas isso ocorreu entre os anos de 1999 e 2003. E a empresa em questão é o banco inglês HSBC.

Iremos analisar mediante o estudo de caso do banco HSBC, as atitudes que devem ser consideradas de suma importância para um convívio agradável entre os colaboradores de uma empresa, tendo em vista que a boa relação entre os funcionários e o/ou os gestores é o que fortalece um comércio no ramo de sua atuação.

Embasada em pesquisas feitas pelos links de sugestões e livros textos apresentados na orientação do aluno, bem como no estudo realizado em sala de aula, argumentarei a respeito da ética e caráter de um cidadão, seus direitos e deveres, etc.

Além disso, discorrerei tópicos direcionados à Sociedade da Informação e do Conhecimento, abordando a importância da tecnologia para os cidadãos e empresas, bem como seus pontos positivos e negativos para com a sociedade, visando alertar os cidadãos dos cuidados que devem ser tomados quando se trata do uso dessas tecnologias de maneira ilícita, como foi o caso das investigações realizadas pelo banco HSBC.

2 DESENVOLVIMENTO

Através do estudo realizado com base no artigo “HSBC é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR”, podemos analisar que muitas empresas abusam da autoridade que lhe é sobreposta. Algumas vezes, os colaboradores, por razões irrisórias, são expostos a inúmeros constrangimentos, que por sua vez, causam desconforto para o investigado.

No caso do banco HSBC, a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde, apresentando atestados médicos constantemente. Os funcionários do banco eram seguidos e abordados com disfarces, como de entregador de flores e de pesquisador, que mexiam nos lixos e entravam na casa filmando e fotografando horários de saída e de volta à residência, local de destino, meio de transporte, trajes, hábitos de consumo, informações sobre a família, antecedentes criminais, ajuizamento de ações trabalhistas, participação em sociedade comercial e posse de bens constavam nos dossiês, segundo o MPT-PR.

Essa situação só teve fim, quando os funcionários perceberam que estavam sendo espionados e resolveram correr atrás de seus direitos, o que acarretou um processo, no qual o banco teve de assumir uma dívida para com os colaboradores de 01 milhão de reais por empregado, além de serem proibidos de realizar qualquer tipo de investigação da vida privada de seus colaboradores. Isso nos deixa claro que devemos usar a justiça a nosso favor, no entanto, devemos saber respeitar os limites impostos e agir sempre com cautela para não perdermos nosso direito e liberdade de lutar por aquilo que julgamos importante em nossa vida. Portanto, um bom gestor não só respeita o espaço de seus funcionários, como também age com calma para resolver possíveis situações conturbadoras que possam vir a aparecer.

2.1.1 – Sociedade da Informação e do Conhecimento

Também conhecida como sociedade da informação, a sociedade do conhecimento tem como objetivo planejar ou concertar esforços na construção de uma infraestrutura global da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com