TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Batata Yacon

Pesquisas Acadêmicas: Batata Yacon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2014  •  2.863 Palavras (12 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

É originário dos vales andinos da Colombia, Equador, Peru, Bolívia e Noroeste da Argentina. Conhecida como aricoma ou jicama, no Peru e Equador e como Yacon Strawberry nos Estados Unidos.

Foi introduzida na Europa há mais de 50 anos como espécie potencial para a produção de álcool etílico, porém logo foi esquecida e somente redescoberto na década de 80. No Brasil, a espécie foi introduzida por volta de 1989 na região de Capão Bonito (SP), por imigrantes Japoneses que utilizavam suas folhas contra diabetes e altas taxas de colesterol no sangue.

As raízes fibrosas são muito delgadas e sua função é a fixação ao solo e a absorção de água e nutrientes.

Embora os efeitos do Yacon sobre o controle da glicemia ainda não estejam cientificamente comprovados, a presença de composto fenólicos e o alto teor de frutanos em sua composição a tornam um alimento funcional que pode ser incorporado em nossa alimentação.

Por conter alto teor de água e inulina, o Yacon se torna uma boa fonte de fibras em formulações artesanais para nutrição enteral. O Yacon apresenta alta produtividade é adaptável a uma extensa gama de climas e solos apresenta boa durabilidade pós-colheita se armazenada corretamente. É comercializada como nutraceutico e descrita como alimento com maior conteúdo de Fos na natureza. A atividade prebiótica dos Fos presentes na raiz tem, sido associados a efeitos favoráveis a saúde como alivio da constipação, favorece a sociedade pelo elevado conteúdo em água e fibra solúvel, redução de trânsito intestinal, aumento na absorção de minerais, fortalecimento do sistema imonológico, diminuição do desenvolvimento do câncer de colón. A ingestão de alimentos contendo este tipo de açúcar mostra-se como uma opção viável para muitas pessoas, seu consumo indicado para pessoas com distúrbios intestinais, hiperglicêmicas e hipercolesterolêmicas.

Classificação cientifica

Dominio: Eukaryota

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Asterales

Familia: Asteraceae

Tribo: Heliantheae

Genero: Smallanthus

Especie: S. sonchifolius

Nome binomial: Smallanthus sonchifolius

Sinonimos: Polymnia sonchifolia / Polymnia edulis

Historia e Origem

Yacon é originário dos vales andinos da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e noroeste da Argentina, em altitudes de 2.000 a 3.100 metros. Nessa região, é cultivado desde a antiga civilização Inca, e utilizado na alimentação humana.

É também conhecido como “aricoma” ou “jicama”, no Peru e Equador e como “yacon strawberry”, nos Estados Unidos.

Foi introduzido na Europa há mais de 50 anos como espécie potencial para a produção de álcool etílico, porém logo foi esquecido e somente redescoberto na década de 80. No Brasil, a espécie foi introduzida por volta de 1989, na região de Capão Bonito (SP), por imigrantes japoneses, que utilizam suas folhas e raízes tuberosas nos tratamentos contra diabetes e altas taxas de colesterol no sangue. Além disso, tanto os rizóforos como as raízes tuberosas apresentam grandes quantidades de fruto-oligossacarídeos do tipo inulina, com grau de polimerização (Gp) £ 12, como carboidratos de reserva, o que justifica sua importância potencial na indústria alimentícia, como adoçante alternativo para a sacarose, na indústria de alimentos infantis, por serem anticariogênicos, e de produtos dietéticos, por conter baixas calorias.

Características botânicas

A planta apresenta sistema subterrâneo complexo, não havendo consenso sobre a denominação dos órgãos que o compõem. Logo, encontram-se referências de que seja tubérculo, caule rizomatoso, rizoma, simpodial, raiz tuberosa, raiz comestível e tuberosa, ou, rizoma lenhoso, rizoma carnoso e raiz de reserva. Em botânica, denomina-se raiz tuberosa o tipo de raiz subterrâneo muito espesso que acumula substâncias de reserva, sendo incluídos nessa categoria hortaliças como: cenoura, nabo, rabanete, mandioca, dália, batata doce e beterraba. O tubérculo também atua como órgão de reserva de energia para a planta, entretanto, ele representa um engrossamento do caule que algumas plantas desenvolvem abaixo da superfície do solo, a exemplo da batata inglesa. O sistema subterrâneo é constituído por três partes: os rizomas ou rizóforos, as raízes fibrosas ou delgadas e as raízes reservantes ou tuberosas. Os rizóforos ou rizomas são ricos em fibras duras e não digeríveis e contêm gemas que dão origem a novas plantas. As raízes fibrosas são muito delgadas e sua função é a fixação da planta ao solo e a absorção de água e nutrientes. As raízes de reserva – a parte comestível propriamente dita – são engrossadas, de formato principalmente fusiforme, com polpa de cor branca, creme ou púrpura. O peso das raízes de reserva pode variar de 50 a 1000 gramas, porém, mais comumente varia entre 300 e 600 gramas.

Uma planta produz em média entre 2 e 4kg de raízes de reserva.

O yacon possui em suas folhas dois sistemas de defesa: uma trama de pêlos que dificulta o acesso dos insetos e uma alta densidade de glândulas.A associação destes mecanismos faz com que as folhas de yacon sofram menos ataques por insetos, permitindo seu cultivo sem a utilização de agrotóxicos, gerando dessa forma, menor contaminação do produto.

Composição físico química

As raízes tuberosas de yacon contêm entre 10% e 14% de matéria seca, fração composta por aproximadamente 90% de carboidratos (digeríveis e não digeríveis), dentre os quais, frutose e glicose, sacarose e FOS, além de traços de amido e inulina. A composição dos açúcares varia em função de fatores como: cultivo, época de cultivo e colheita, tempo e temperatura pós-colheita.

A composição físico-química média de yacon (base seca) por tipo de carboidratos totais varia de 40 a 70% de FOS, 5 a 15% de sacarose, 5 a 15% de frutose e menos de 5% de glicose. Entretanto, a concentração destes açúcares pode variar conforme estágio de maturação, colheita, tempo e temperatura pós-colheita e condições de processamento.

O mineral mais abundante no yacon é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com