TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colhedora De Batata

Artigo: Colhedora De Batata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.452 Palavras (10 Páginas)  •  1.922 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

FACULDADE DE AGRONOMIA e MEDICINA VETERINÁRIA

COLHEDORAS DE BATATA

Disciplina: Máquinas e Mecanização Agrícola

Professor: Walter Boller

Acadêmico: Bernardo Fontana,Rodrigo Andriane

Passo fundo, junho de 2012.

INTRODUÇÃO

A população mundial cresce a cada dia, e esta necessita cada vez mais alimentos. Com o aumento da produção aumenta a necessidade da criação de máquinas mais eficientes na produção destes alimentos. Isto também ocorre na produção de batatas onde a maior parte da colheita ainda é realizada manualmente, fato que, além de requerer maior tempo e mão-de-obra, prejudica a eficiência da colheita.

O Brasil é um dos poucos países que ainda utiliza-se de mão-de-obra de catadores na colheita da batata, por ser uma fonte até então barata e também a única forma de atender o mercado consumidor, que visa em primeiro lugar, a aparência do produto.

A batata é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil, rica em carboidratos e também grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B. A batata é originária do Peru, onde era cultivada desde as épocas imemoriais pelo povo inca, ainda atualmente produzem-se e se comercializam mais de 200 variedades de batatas.

Comparada com a mandioca a batata é mais fácil de ser colhida, pois os dois órgãos vegetativos, os tubérculos, são plantados mais superficialmente.

Recentemente pesquisas baseadas em DNA revelaram que todas as variedades de batata originaram-se de uma única variedade de planta originaria do sul do Peru. Em 1570 a batata foi levada para a Espanha e, depois para todo o mundo. A produção mundial chega a 300.000.000 de toneladas / ano.

Nos 30 últimos anos, a produção brasileira de batata cresceu cerca de 70% ocupando cerca de 142.327 ha, com produtividade média de aproximadamente 23,70 t/ha e produzindo cerca de 3.375.054 t no ano de 2007.

MÁQUINAS E IMPLEMENTOS PARA ARRANCAMENTO DE

PRODUTOS AGRICOLAS

Existem culturas em que o produto agrícola para comercialização está localizado abaixo do nível do solo, como por exemplo, tubérculos, raízes bulbos e outros. Um exemplo dessas culturas é a batata.

Existem máquinas que executam a etapa da colheita retirando o produto do solo e deixando sobre a superfície, neste caso há necessidade da coleta e limpeza posteriormente, a qual é feita manual ou mecanicamente. No Brasil existem poucas máquinas com esta finalidade, embora no exterior a diversidade dessas máquinas seja muito maior.

A COLHEITA MECANIZADA DEPENDE DE VÁRIOS FATORES

A escolha da área é o início para uma boa colheita mecanizada. Quanto mais plano e mais longas forem às linhas maior será o rendimento da colheita, pois pelo motivo de as maquinas serem longas deve-se evitar perdas de tempo com muitas manobras. O preparo do solo também é um fator fundamental para viabilizar não só a produtividade, mas também é fator decisivo para viabilizar a colheita mecanizada. Existem vários tipos de solos com diferentes texturas, e também diferentes métodos adotados para cada região, mas é necessário que o preparo seja feito em condições de pouca umidade evitando-se assim a compactação do mesmo e a posterior formação de torrões.

A colheita mecanizada é uma somatória de todos os fatores pré-colheita, porém cuidados devem ser tomados, evitando assim danos mecânicos na batata, a pele da batata deve estar bem firme e o solo relativamente úmido para que se consiga remover toda a terra que circula a batata, áreas muito secas desfavorecem a colheita, pois dificulta a remoção do torrão e aumenta os danos, diminuindo assim o rendimento. Também vem sendo utilizados na colheita da batata big-bags, pois promovem a diminuição de danos na cultura ao mesmo tempo em que mantém a umidade sem grandes variações, mantendo desta maneira a aparência do produto.

ARRANCADORA DE BATATAS

A arrancadora de batatas é uma maquina que trabalha na linha de plantio arrancando as batatas e deixando sobre o solo para posterior recolhimento.

O Brasil é um dos poucos paises que ainda utiliza-se de mão-de-obra de catadores na colheita da batata, isto por ser uma mão de obra barata e a única maneira de atender as exigências do consumidor, que sempre visa em primeiro lugar à aparência do produto.

Fig. 1 e 2- Arrancadora de batatas e utilização demão-de-obra de catadores na colheita.

DESCRIÇÃO TÉCNICA

A arrancadora de batatas é montada e pode ser de disco rotativo, de dedos rotativos ou de enxada:

Arrancadora de discos rotativos: é constituída por um chassi de chapas e barras de aço onde estão montados um disco plano de corte vertical, uma lamina de corte horizontal e um disco semelhante a arados de disco, que recebe movimento de rotação por meio da TDP. Uma faixa de solo é separada pelo disco de corte e pela lâmina, e conduzida por essa até o disco rotativo, o qual é angulado vertical e horizontalmente. O disco arremessa as batatas junto com a terra para o lado esquerdo do trator. Possui também uma barra guia para estabilização lateral.

Arrancadora de dedos rotativos: é de constituição semelhante a de discos rotativos, porém um rotor ligado a TDP substitui o disco. Este rotor é formado por duas barras radicais, com duas travessas na extremidade, onde está disposto um conjunto de três dedos, mantido na vertical por outro rotor excêntrico. O fluxo de terra e batatas, removido pela lâmina mais disco de corte, é enviado ao rotor, que arremessa para o lado esquerdo do trator pela ação dos dedos. O disco de corte funciona também como estabilizador da máquina.

Arrancadora de lâminas (enxada): é constituída por uma lamina frontal bipartida, com aberturas na parte traseira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com