TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bateria do carro

Seminário: Bateria do carro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Seminário  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Bateria de Automóvel

A importância das baterias

A bateria é uma peça geralmente esquecida em qualquer preparação elétrica do carro, embora tenha uma grande importância. Ela deve ser considerada como o equipamento principal a ser avaliada antes de qualquer outra coisa, porque afinal, tudo depende dela.

A potência da bateria pode ser avaliada de acordo com a sua carga nominal que é a amperagem (A). Toda a parte elétrica do carro funciona a 12 volts e cada equipamento consome certa amperagem, portanto quanto mais amperagem tem a bateria mais equipamentos ela suportará.

O problema das baterias originais é que elas têm a capacidade para suportar somente a parte elétrica original do carro, logo tudo que for adicionado como, por exemplo: amplificadores, subwoofer, iluminação, entre outros, farão com que a bateria tenha um desgaste mais rápido, e não forneça a energia necessária, fazendo com que o investimento dos equipamentos não tenha o retorno desejado.

Tipos de baterias

Existem vários tipos de baterias no mercado, que apresentam a mesma voltagem e amperagem, tais como:

• Selada: Não requer manutenção, segundo o fabricante a água da bateria dura toda a vida útil sem a necessidade de recarga, esta vida útil normalmente chega há quatro anos se a bateria for bem cuidada. Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade consome uma quantidade insignificante de água, o problema é que em alguns casos de sobrecarga, a água desaparece da bateria ficando esta inutilizada, não existindo nenhuma forma de recarregar ou verificar o nível da água.

• Não selada: Requer manutenção, o nível da água deve ser verificado pelo menos uma vez por ano, se o nível da água estiver sempre completo a bateria pode durar tanto quanto uma bateria selada bem cuidada. Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade consome água e por isso deve ser verificado e retificado se necessário. Como requer manutenção torna-se mais um fardo para o dono do automóvel.

Funcionamento da Bateria

As baterias são construídas com componentes derivados do chumbo, dentro delas existem placas com cargas positivas de peróxido de chumbo e negativas de chumbo que ficam mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico diluído em água destilada ou desionizada.

O fluido da bateria é consumido conforme o consumo e carga da mesma. Algumas baterias, como as não seladas, consomem consideravelmente, e precisam ser verificadas frequentemente, outras consomem tão pouco que nunca precisam ser recarregadas, como as seladas. No caso do nível de fluído ficar muito baixo, a ponto de expor as placas de chumbo, poderá levar ao dano permanente destas. Deve-se ter cuidado para não inclinar as baterias de forma a evitar o derramamento do fluido, visto que mesmo as baterias seladas possuem orifícios por onde pode escapar fluído.

Alternador

O alternador é o componente do motor do carro responsável pela recarga da bateria, quando o motor está ligado ele gera eletricidade carregando a bateria, para que esta possa armazenar energia para ser usada quando o motor estiver desligado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com