TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baterias de carro

Tese: Baterias de carro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

Baterias automotivas: panorama da indústria no

Brasil, as novas tecnologias e como os veículos.

Elétricos podem transformar o mercado global

O Surgimento da primeira bateria de carro

A primeira bateria de carro tem suas origens nas descobertas do italiano Alessandro Volta em 1800, quando inventou a pilha não recarregável. Em 1859, o físico francês Gaston Planté idealizou uma bateria para acumular energia elétrica, constituída basicamente de duas placas de chumbo, separadas por placas de borracha imersas em uma solução diluída de ácido sulfúrico.

Nasciam, então, as baterias de carro recarregável. Os primeiros carros funcionavam à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era a base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio carro, cujo gás alimentava diretamente o farol.

Foi nos anos de 1912 que surgiu a ignição por bateria, e os novos carros registravam grandes melhorias e passavam a vir equipados com a partida elétrica tendo uma fonte de energia (bateria automotiva) e uma fonte de produção de corrente (dínamo ou alternador), sendo a luz alimentada pelo próprio sistema elétrico.

Este conceito aplica-se até os dias de hoje.

O QUE SÃO BATERIAS DE CARRO?

O correto seria "O que é um acumulador elétrico", pois o mesmo é composto de 3 ou 6 baterias de 2 volts cada uma, gerando 6 ou 12 volts respectivamente, mas, na prática, conhecemos por Bateria de Carro.

A bateria é um acumulador de chumbo-ácido capaz de transformar energia química em energia elétrica e vice-versa, em reações quase completamente reversíveis, destinada a armazenar, sob forma de energia química, a energia elétrica que lhe tenha sido fornecida e restituí-la em condições determinadas. Utiliza materiais ativos nas reações químicas, que são o chumbo (nas placas) e o eletrólito, que é uma solução de ácido sulfúrico.

Existem baterias de várias tecnologias. As mais modernas são as seladas ou livres de manutenção e com adição de liga de prata. Atualmente, toda a bateria automotiva no mercado brasileiro contém eletrólito (solução de ácido sulfúrico e água) seja ela selada ou convencional (com rolhas). Independentemente da tecnologia utilizada (selada ou não selada) todas produzem gases quando em utilização.

FUNÇÃO DAS BATERIAS DE CARRO

Nos Carros propulsionados por motores de combustão interna (álcool, diesel e gasolina), a bateria tem diversas funções, sendo, a principal delas, fornecer energia elétrica ao motor de arranque e ao sistema de ignição, quando o motor não está em funcionamento, além de agir como estabilizador de voltagem do sistema elétrico como um todo.

COMO FUNCIONAM AS BATERIAS AUTOMOTIVAS

A bateria automotiva é basicamente formada quando duas placas distintas (positiva e negativa), intercaladas por um separador, são imersas em uma solução eletrolítica, constituída por 70% de água e 30% de ácido sulfúrico.

Falando um pouco sobre baterias e inversores de tensão.

Sempre que adquirimos uma bateria devemos perguntar qual a sua tensão e a sua capacidade de corrente, pois estes dados são importantes para o uso que iremos fazer delas. Citando baterias de carro, que são muito comuns, podemos perceber que existem duas grandezas muito importantes nelas: uma é a tensão, no caso de uma bateria de carro 12 volts. A outra se chama ampere/hora e normalmente vem escrita assim (algum valor)A/h.

Podemos ter baterias de carro (bem como baterias recarregáveis para uso em celulares, rádios, etc com diversas capacidades de A/h e com diversas tensões. Normalmente estas baterias são feitas de níquel-cádmio ou lítio.)

Mas o que é este A/h?

É a capacidade de corrente que uma bateria é capaz de fornecer durante um certo período de tempo, e esta característica é muito útil quando precisamos carregar ou ligar uma bateria em algum equipamento. Através desta medida podemos saber quanto tempo uma bateria demorará para se carregar ou para se descarregar.

Vamos ver alguns exemplos:

Uma bateria de carro de 12 volts e com a indicação de 40A/h é, teoricamente e se perfeitamente boa e carregada, capaz de fornecer uma corrente de 40 amperes durante uma hora, mantendo a sua tensão em 12 volts.

Podemos calcular, então, dependendo de quanta corrente a bateria fornece, o tempo que ela permanecerá carregada. Também poderemos saber o tempo que ela demorará para se carregar dependendo da corrente que fornecermos para ela.

Vamos então as contas:

Se uma bateria de 12 volts fornece 40amperes durante uma hora, durante quantas horas ela conseguirá fornecer 2 amperes?

Vejamos: 40 ampere x 1hora = 2 amperes x ?h

40 x 1 = 2 x ?h

40 = 2 x ?h

?h = 40/2

?h = 20 horas

Ou seja esta bateria conseguirá fornecer 2 amperes durante 20 horas, sem que a tensão em sua saída seja menor do que 12 volts.

Façamos o mesmo cálculo mas agora para uma consumo de 5 amperes da bateria:

40 x 1h = 5 x ?h

40 = 5 x ?h

?h = 40/5

?h = 8 horas.

Podemos simular diversas situações e sempre perceberemos que o resultado das horas multiplicado pela corrente consumida irá sempre ser igual a 40.

Vejamos: 20 x 2 = 40

ou

8 x 5 = 40

Estes mesmos princípios devem ser utilizados ao ser carregar uma bateria, ou seja, para se carregar completamente uma bateria de 40 A/h fornecendo para ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com