Bei Shao Lin Quan Men Apostila do Praticante
Por: elbrunosan • 13/5/2025 • Projeto de pesquisa • 2.565 Palavras (11 Páginas) • 6 Visualizações
Bei Shao Lin Quan Men
Apostila do Praticante- 2ªEdição
______________________________________________________
Apresentação
Essa apostila tem como objetivo adquirir conhecimento e aprendizado sobre o nosso estilo de kung Fu Shao Lin do Norte, trazido em 1960 pelo Grão Mestre Chan kwok Wai.No conteúdo da apostila, existe a teoria e a prática, que vai desde a história da origem do kung Fu, em especial o Shao Lin do Norte, até os exercícios, as sequências que devem ser realizados dentro desse sistema.A finalidade da apostila em si, seria para ajudar o aluno, o instrutor, e até mesmo o professor para relembrar tudo o que aprendeu dentro dessa nobre arte marcial milenar chinesa.Desejo a todos uma boa leitura e um excelente aprendizado.
Professor Paulo Henrique B. da Silva
______________________________________________________
Introdução – A Arte Marcial Chinesa(O encontro do equilíbrio).
A essência das artes marciais chinesas baseia-se na harmonia, mente, corpo e espírito.Nessa trilogia o homem encontra o equilíbrio, a autoconfiança (sem tornar-se arrogante), um espírito forte (sem ser agressivo), um corpo resistente, proporcional e definido, ágil e elegante (sem ser orgulhoso).
Sendo criada dentro dos princípios filosóficos, está em seus ensinamentos a direção do melhor caminho para o homem ( sem extremos) superando as próprias barreiras como o medo, insegurança, indecisão.Além de proporcionar um perfeito sistema de autodefesa, onde todas as partes do corpo são utilizadas e fortalecidas para a nossa proteção, e de outros dentro da necessidade e ocasião oportuna.Seus movimentos são baseados nos animais e em todos os elementos naturais, como a água, fogo, madeira, metal e etc...Fazendo com que o homem esteja incluído neste movimento, trazendo-lhe novamente a saúde e o bem estar, tornando-o mais tranqüilo e equilibrado.Requisitos que hoje quase desapareceram da nossa sociedade.
______________________________________________________
O que é Kung Fu?
Kung Fu seria um termo chinês para a habilidade, domínio ou maestria no desempenho de determinada ação.Às vezes traduzido como “trabalho árduo”, “tempo de habilidade”, “paciência e tempo”, “sabedoria”, entre outros.
Diversas formas de artes marciais muitas vezes são confundidas entre si. Kung Fu é o termo mais conhecido para designar todas as formas de artes marciais desenvolvidas e praticadas na China, berço das artes marciais.
O Kung Fu é uma luta marcial chinesa que surgiu há mais de 4000 anos. Um dos berços foi o Templo de Shao Lin(Shao – jovem; Lin - floresta) no Estado de Honan (norte da China), onde os monges, devido a sua dedicação e devoção, obtinham resultados excepcionais através do domínio técnico, físico e mental.
A principal característica do Kung Fu são os movimentos (ataque e defesa) baseados nos animais (dragão, tigre, leopardo, serpente, macaco, águia, louva-a-deus, garça, etc.), os elementos da natureza (água, madeira, fogo, terra e metal) e os princípios que regem o universo (Yin e Yang) que combinados com os movimentos criados pelos mestres, deram origem aos diversos estilos de mãos livres bem como uma grande variedade de armas.
Wu shu, no termo chinês significa “Arte Marcial”.No ocidente, o conjunto de artes marciais chinesas é conhecido pelo termo kung Fu.Algo que não ocorre no continente asiático, onde o termo utilizado é Wu Shu.
Estilo é um sistema organizado com começo, meio e fim de determinada arte marcial chinesa.Compreende técnicas de autodefesa, formas, exercícios de fortalecimento energético e físico, treinamento de luta, conteúdo histórico-filosófico, etc, com objetivo a formação moral intelectual e defensiva do praticante.
O Kati(Taolu/formas) é uma sucessão de golpes de ataque e defesa, disposta de maneira lógica, organizadas em forma de coreografia, com objetivo de desenvolver qualidades marciais no praticante, e que determina as características do estilo, mantendo esses movimentos vivos por gerações. Um estilo pode ter vários Katis que normalmente obedecem a uma seqüência ordenada para aprendizado, de acordo com o estágio de evolução, complexidade dos golpes e técnicas de luta.O kati desenvolve equilíbrio, velocidade, flexibilidade, coordenação motora, fortalecimento articular, muscular e ósseo, aumento da resistência aeróbia anaeróbia e principalmente o relaxamento, onde sem o mesmo a energia CHI não fluiria.Nos katis Shaolin do Norte, além de movimentos de aplicação real, existem alguns que fazem referência à cultura chinesa, não objetivando a luta.
O estilo Shao Lin do Norte é composto de dez Katis, fazendo parte dos treinamentos, o uso de vários tipos de armas tais como: bastão, facão, espada, punhais e vários tipos de lanças.
O Tigre nos ensina a força,
O Leopardo nos ensina o poder,
A Cobra nos ensina a flexibilidade e resistência rítmica,
A Garça nos ensina a graça e harmonia fluídica,
O Macaco nos ensina a agilidade e astúcia natural,
A Águia nos ensina a garra,
O Louva-a-deus nos ensina a leveza, e
O Dragão nos ensina a cavalgar o vento.
_______________________________________________________
Histórico do Templo Shao Lin
O imperador Xiaowen (da última dinastia Wei) foi o responsável pela construção do templo, situado entre as montanhas Songshan na província de Honan (o Templo de Shao Lin), fundado no século V em 495 a.C. (a primeira escola de budismo da China).O mosteiro de Shao Lin foi construído bem próximo a uma floresta (Shao
...