TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bichos do Jardim e o Cuidado Com a Natureza

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.802 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

CURSO DE PEDAGOGIA

Gestão da Educação em Ambientes Não Escolares

Atividade de Estágio

Orientação Profissional

Jonatas Augusto da Silva Barreto RA: 1914762

Jardim Aquarius – São José dos Campos – SP

2020

  1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

A escolha de uma profissão é um processo de autoconhecimento minucioso, que necessita de um caminho seguro e que precisa ser bem orientado para diminuir as chances de erros, que garanta a felicidade e realização pessoal e profissional do aluno. Nesse projeto o Pedagogo(a) irá exercer o papel de orientador e ajudar jovens a encontrar um caminho mais seguro para se entender e buscar seus objetivos profissionais ou cursos que se encaixam com aquilo que se encaxa no seu perfil ou com seus sonhos para a vida adulta e assim se aralizar pessoal e profissionalmente.

O proejto será realizado na SAB (Sociedade Amigos de Bairro), instalação localizada na zona leste de Sâo José dos Campos, aréa urbanizada e próxima de parte rural, a comunidade local mistura classe média baixa, assalariados, classes mais baixas, variando as condições de vida. Históricamente as SABs tem o papel de conectar os cidadãos de determinada localidade com atividades culturais, de saúde, promove acões que envolvem cidadaniam, realização de cursos, por isso sua escolha, tem essa facilidade de atingir camadas mais desfavorecidas, com esse papel social de cuidar de todos sem distinção, e garantir melhores condições de vida para cidadãos da localidade a onde fora instalda suas atividades.

 O público alvo são adolescentes estudantes da nona série dos anos finais e do Ensino Médio. Tem por objetivo orientar esses jovens sobre o mercado de trabalho, como funciona, a busca do primeiro emprego, identifcar qual área do conhecimento se encaixa ao seu perfil e com o que busca para a vida profissional, os cursos técnicos e superiores, e ajudar a traçar metas e percursos para se atingir os objetivos e sonhos. Essa é uma fase de descobertas dúvidas, medos, incertezas, esse trabalho de orientação irá sanar um pouco das dúvidas, lhes apresentando o mundo do mercado de trabalho e dos estudos pós Educação Básica.

Esse tipo de trabalho é relevante, pois é muito comum que famílias pressionem os filhos a seguirem tal caminho sem dialogo sobre o que esses adolescentes querem para sua vida, é um proheto de orientação que busca tornar esse estudante o protagonista de sua vida, fazê-lo refletir e optar por escolhas seguras que os leve ao desenvolvimento humano e cidadão.

Para a SAB será uma atividade muito importante, pois irá trabalhar com os mais jovens, ter uma visão para esse grupo, que sempre é o mais afetado durante as crises financeiras que assolam os países, e tendem a perderem postos de empregos, oportunidades, abandonam cursos pela falta de dinheiro ou por precisarem trabalhar e assim não conseguem dar continuidade a sua formação, ao tratar dessa linguagem essa instituição ganha pontos com essa comunidade, trás um frescor e energia, atraindo esses adolescentes, e de certa forma os tirando das ruas impedindo contato com coisas que são danosas a suas vidas, e também fotalece diante a comunidade local e toda a sociedade civil sua imagem de preocupação com o social e de desenvolviemnto humano.

Equanto o público envolvido, no caso esses jovens que sonham em ser pessoas importantes, terem bons empregos e salários, conheceram as áreas dos conhecimentos, seus cursos, profissões, vão ser colocados diante de reflexões que extrapolam os muros das escolas e de sua realidade, se conectando com o mundo adulto que os espera, e que terão que contribuir como cidadãos do mundo. Espefcificamente o projeto trata de fazer o levantamento de perfil, listar profissões das áreas que mais lhes interessa ou que os estudantes se identificam, quais metas devem ser traçadas para se alcançar os sonhos, competências necessárias para exercer a profissão desejada (podendo ser mais de uma).

Escolher uma profissão ou curso que fará depois de concluir o Ensino Básico não é nada fácil para muitos alunos, pois é natural o autoquestionamento “O que serei quando terminar o Ensino Médio?”.

Outros agravantes da escolha de uma profissão é a crise financeira, modismo, rápida ascensão dentro de uma organização, a pressão dos pais, principalmente aqueles que não tiveram oportunidade de estudar para seguir carreira na profissão que desejavam, é uma rede grande que tem potencial para desestabilizar os alunos.

Por meio de questões como as seguintes irá promover um processo de reflexão e autoconhecimento:

  • Quais são as áreas do conhecimento e profissões?
  • Qual profissão ou carreira se encaixa com meus sonhos?
  • Quais cursos técnicos ou superiores são apropriados aos meus planos profissionais?
  • Quais metas preciso definir para concretizar meus objetivos e garantir minha felicidade?

Ao responderem essas perguntas os jovens terão uma visão mais clara e ampla sobre si mesmos, suas aptidões, habilidades, se autoconhecer profissionalmente, além de poderem contar com uma base segura para definir passos referentes do seu futuro, pois ao perceberem esse apoio dentro da escola na qual aprendem todos os dias se sentiram mais confortáveis e seguros para discutir, exporem seus medos, dificuldades, habilidades, além de poderem compartilhar experiências com colegas e professores.

Esses questionamentos explorados pelo Pedagogo podem garantir maior felicidade futura a essas pessoas quando estiverem no mercado profissional, pois se enxergaram de forma madura e prontos para enfrentarem desafios que essa fase da vida coloca para cada pessoa, muitas vezes difíceis desse universo conhecido como mercado de trabalho. Nem sempre o estudante da escola pública brasileira dispões de base familiar ou mesmo dentro das unidades de ensino para auxiliarem no processo de escolha de uma carreira, por isso o Pedagogo tem papel fundamental para estimular e explorar a descoberta de competências dos seus alunos, atuando de forma social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (166.3 Kb)   docx (46.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com