TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sequência didática bichos de jardim

Por:   •  23/2/2017  •  Artigo  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 9

Sequência Didática: “Bichos de Jardim” - Maternal II / III

Período: 06 a 17/03

Tema: Bichos de Jardim

Introdução:

Os jardins despertam o interesse e a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.

Justificativa:

Para atender aos interesses das crianças e contribuir para ampliação de seus conhecimentos proponho a sequência “Bichos de Jardim”, pois permite tanto valorizar o espaço “Jardim”, quanto conhecer os bichos que ali moram, dando às crianças a oportunidade de ampliar repertório e gradativamente sua compreensão da linguagem verbal. Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente, com o outro e, ainda, olhar sensível ao meio.

Objetivos:

- Ampliar o conhecimento de mundo das crianças;

- Oportunizar vivências e interações com o outro e o meio;

- Desenvolver conteúdos dos eixos temáticos;

- Assegurar nas atividades as múltiplas linguagens das crianças;

- Avaliar se os objetivos e as metas de aprendizagem e desenvolvimento,

foram atingidos.

Eixo: Identidade e Autonomia

Conteúdo:

 Identificação e interação com o ambiente (jardim)

 Socialização

Eixo: Linguagem oral e escrita

Conteúdo:

 Contação de história (livros e reconto)

 Ampliação de vocabulário

 Leitura de imagens

 Representação gráfica (desenhos/textos)

 Gênero textual (receita)

 Oralidade (roda de conversa / participação oral / textos orais)

Eixo: Linguagem Matemática

Conteúdo:

 Contagem oral

 Numeral / Quantidade

 Noções de medida: pequeno/grande/comprido

 Classificação

 Conceitos da Matemática e a relação com os números

Eixo: Natureza e Sociedade

 Meio Ambiente (germinação da planta, metamorfose, plantas, animais de jardim)

Metodologia/Desenvolvimento:

Rotina da Turma

 Acolhida: Roda de conversa / ouvir uma música / contar história / fantasias e acessórios diversos / massa de modelar / dia do brinquedo/ atividades rotineiras.

 Atividades de interações e brincadeiras: externa / experiências / vídeos / contação de histórias / manipulação de objetos / brincadeiras dirigidas / uso dos cantinhos / dança e atividades corporais / jogos e brinquedos (múltiplas linguagens)

 Atividades de Registro: registro coletivo no papel pardo / registro na sulfite / pequenos textos tendo a professora como escriba / pesquisa em revistas / colagens / dobraduras / modelagens.

 Lanche / escovação

 Hora do Sono / Atividades de relaxamento: músicas / contação de histórias / movimentos de relaxamento.

Dia 06/03 (segunda-feira / 2 aulas)

1º momento: Atividades rotineiras / Vídeo do Jardim (anexo)

2º momento: Organizar uma roda de conversa com as crianças para fazer um levantamento sobre o que conhecem sobre o ambiente “JARDIM”. Ouvir as primeiras impressões e, em seguida, ir direcionando com indagações: Quais jardins conhecem? Como eles são? Quem tem jardim em casa? Que tipo de animais podemos encontrar? Que cuidado temos que tomar com o jardim? Quem cuida dele?.

3º momento: Distribuir diferentes materiais para os alunos como: sulfite, giz de cera, lápis de cor, tinta guache. Pedir para as crianças desenharem o que viram no vídeo.

• Hora Atividade

Dia 07/03 (terça-feira / 2 aulas)

1º momento: Atividades rotineiras. Organizar a turma em círculo no centro da sala ou no cantinho de leitura. Ler para as crianças o livro: “Nada ainda?” do autor Christian Voltz. De maneia geral a história descreve a germinação de uma planta.

2º momento: Fazer com as crianças o plantio de feijão no algodão. Para realizar a experiência são necessários: um copo descartável (de água ou café), uma bolinha de algodão (a bolinha deve ser do tamanho ideal para forrar o fundo do recipiente em que será plantado), dois grãos de feijão e água. Forrar o fundo do copo com algodão umedecido, colocar a semente de feijão e deixar o copo em local iluminado. Manter o algodão sempre úmido, molhando aos poucos durante a evolução da semente. A professora irá registrando através de desenho a germinação da planta.

• Hora atividade

Dia 08/03 (quarta-feira / 4 aulas)

1º momento: Atividades rotineiras. Observação da germinação e registro / desenho (pela professora, com participação oral das crianças em um pardo ou sulfite quadriculado para registro nos próximos dias). Organizar uma roda com os alunos no cantinho de leitura para a contação da história “Lagartas malucas”. Antes da leitura pedir para que observem a capa e contracapa do livro, solicitando que descrevam o que estão vendo, o que acham que vai acontecer na história. Ler o livro e, em seguida, solicitar se alguma criança quer contar o que mais gostou da história ou descrever o que viu. Voltar a leitura do livro passo a passo, explorando oralmente os acontecimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com