TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bilu E João

Exames: Bilu E João. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O vídeo para estudo: “Crianças Invisíveis Bilú e João”, vem nos mostrar de forma gritante a degradante qualidade de vida de milhares de crianças carentes em nosso pais. O mais triste é a contradição que vemos entre a lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e a realidade; porque a lei é clara: “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral que trata esta lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições deliberdade e de dignidade.”

O que vemos no vídeo? Crianças exploradas por adultos, nas ruas, correndo o risco de serem atropeladas e violentadas.

Para reflexão: a que tipo de família elas pertencem? Possivelmente pertencem á famílias invisíveis, pois não tem condições de dar-lhes o mínimo necessário, e por esta razão essas crianças tentam por seus próprios meios conseguir o que precisam: “Alimento para mantê-lás vivas” e ao mesmo tempo viver a vida de uma maneira que toda criança gosto, cheio de brincadeiras.

Vemos na hora da venda do material reciclado que recolheram, a injusta contradição: Bilú e João são uns entre vários que sofrem com as contradições e injustiça deste mundo.

DESENVOLVIMENTO

Algumas frases de Hebert Souza, mais conhecido como Betinho, que são expressões dos movimentos populares contra a fome e a miséria nos levam à reflexão.

A fome com certeza leva crianças como Bilú e João a tentarem ganhar seu próprio sustento e leva a muitos adultos e adolescentes ao crime, se tornam matadores de aluguel ou vão trabalhar no mundo das drogas para traficantes inescrupulosos.

Vamos então ler essas frase e análisa-las: “A fome e a miséria terão que estar em todosos debate palanques e comícios.”

Até então, nas promessas feitas para angariar votos e no clientelismo de muitos políticos, que após se elegerem mudam a sua maneira de agir e esquecem o que prometeram, e pensam em seupróprio benefício.

. .A Até então, nas promessas feitas para angariar votos e no clientelismo de muitos políticos, que após se elegerem mudam a sua maneira de agir e esquecem o que prometeram, e pensam em seupróprio benefício.A corrupção não deixa o dinheiro chegar ao destino que deveria por direito

“O Brasil tem fome de ÉTICA e passa fome em conseqüência da falta de ÉTICA na política”.

É exatamente por falta de ÉTICA na política que as promessas dos comícios de acabar com a fome e a miséria não se concretizam. Porque a construção da cidadania no Brasil está atrelada ao interesse das elites socioeconômicas e não a um projeto com a participação social e inclusão.

“O jovem não é o amanhã, ele é o agora.”

Falta educação, escolas profissionalizantes, saúde, e alimentação. O jovem ao invés de cuidar do futuro, se marginaliza para poder manter-se vivo no presente.

Miséria é imoral. Pobreza é imoral.Talvez o maior crime moral que uma sociedade possa cometer .”

Com certeza é imoral num país como o nosso, com tantas riquezas e recursos naturais , existir tanta fome e miséria . Porque é por falta de moral que existe tanta miséria e fome. Uns com tanto e outros sem nada. A injusta distribuição de renda!

Essas crianças estão nas ruas porque no Brasil, ser pobre é estar condenado à marginalidade .Estão nas ruas porque suas famílias foram destruída, porque no omitimos desses fatos, e estão sendo assassinadas.

E as famílias foram destruídas pela má distribuição de renda, desemprego e baixos salários, mazelas decorrentes da tão discutida QUESTÃO SOCIAL, e nós muitas vezes ,nos omitimos e nada fazemos, acho que às vezes somos maisinvisíveis do que as crianças Bilú e João,isto por nada fazer para tentar solucionar estes problemas.

“Para nascer um novo Brasil, humano, solidário, democrático, é fundamental que uma nova cultura se estabeleça, que uma nova economia se implante e que um novo poder expresse a sociedade democrática e a democracia no Estado.”

Para que isso aconteça temos que exercer nossa cidadania em seu total significado, ou seja exigir nossos direitos e cobrar das autoridades atitudes que propiciem o nascimento de um novo Brasil,onde não exista tanta desigualdade e injustiça o que conseqüentemente criam as crianças invisíveis.

“Solidariedade a gente não agradece, se alegra.”

Ajudar o próximo sem esperar recompensas. Embora o conceito seja simples e intrínseco à nossa existência, nem sempre é fácil abandonar o anseio por reconhecimento quando se trata de promover o amparo ao outro. Por definição, a palavra ‘solidariedade’ indica o compromisso estabelecido entre as pessoas para a cooperação mútua e são nas pequenas atitudes do dia-a-dia que temos a oportunidade efetiva de exercê-la.

“O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais :igualdade, diversidade, participação,solidariedade e liberdade.”

Porque sem esses cinco pontos é impossível ter se justiça e acabar com a exclusão e a miséria e o pior vamos continuar a ter muitos mais Bilús e Joãos perdidos nas ruas.

“Democracia serve paratodos ou não serve para nada”.(SOUZA 2009)”

Os direitos básicos que garantem uma vida digna ao ser humano devem existir dentro de um governo democrático.

De exemplo como existe crianças invisíveis em toda lugar posso citar. Na minha cidade existe muitas crianças invisíveis.

Estávamos em uma praça sentada em um banco, meus colegas e eu, curtindo aquela tarde de domingo, na praça se encontrava grupos de pessoas e vários classes, essa por ser publico, mas possui nela uma separação de pessoas e crianças,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com