TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biodegradabilidade Curtimento Free Em Peles De Peixe Pintado

Artigos Científicos: Biodegradabilidade Curtimento Free Em Peles De Peixe Pintado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Diante do estudo realizado é necessário o entendimento de alguns termos referente ao assunto. Sendo assim podemos descrever o que compreende as palavras, biodegradável, não biodegradável e impacto ambiental, itens de bastante importância no contexto to trabalho.

Materiais biodegradáveis é o termo usado para materiais que se decompõem naturalmente no meio ambiente, com ajuda de bactérias e fungos. Estes materiais são feitos de produtos naturais, como plantas ou animais. O papel é o principal exemplo de material biodegradável e renovável, pois é feito a partir de árvores. Depois que uma árvore é utilizada, outra pode ser facilmente plantada no seu lugar. Diferentes plantas e cultivos também estão sendo usados para fazer produtos químicos, como polímeros e plásticos o senso o comum diz que qualquer material que se decompõem naturalmente é menos nocivo para o ambiente que um que permanece por um tempo indefinido. Em geral, materiais biodegradáveis são benéficos apenas se forem tratados devidamente. A biodegradabilidade também é a característica de algumas substancias química poderem ser usadas como substratos por micro-organismos, que as empregam para produzir energia por respiração celular e criar outras substâncias como aminoácidos e novos organismos.

A reinvindicação de biodegradável é associada frequentemente a produtos que são a favor do meio ambiente. Pode-se então definir como produto biodegradável aqueles que são divididos por processos naturais, em componentes mais básicos. Isto ocorre geralmente por bactérias, pelos fungos ou por outros organismos simples. Através desta definição, considera-se que as maiorias dos produtos químicos são biodegradáveis, resta saber a quantidade de tempo que se leva para dividir. Como resultado final dos produtos biodegradáveis tem-se o dióxido de carbono e a água.

Em materiais não biodegradáveis, não há decomposição natural. Ao invés de desaparecerem por conta própria, estes materiais se acumulam em aterros sanitários. Eles são sintéticos e inteiramente artificiais. Plásticos comuns, por exemplo, são feitos a partir de ingredientes não renováveis, como óleo ou petróleo. Outros exemplos incluem latas, garrafas de vidro e resíduos industriais.

Por curiosidade, podemos citar o tempo de decomposição de alguns materiais na natureza, para determinarmos o quando importância da reciclagem e do uso racional dos materiais. Temos os seguintes itens como exemplo: o papel em torno de 3 a 6 meses, o tecido de 6 meses a 1 ano, metal mais de 100 anos, vidros cerca de 1 milhão de anos, plásticos mais de 100 anos, cascas de frutas cerca de 2 meses.

Diante da questão do impacto ambiental, enquanto os materiais biodegradáveis oferecem alguns benefícios ambientais, não há vantagens em produtos não biodegradáveis. Aqueles que não podem ser reciclados permanecem indefinidamente em aterros sanitários ou necessitam de tratamento especial, como a incineração. Seu impacto não se limita ao solo, quando um resíduo não biodegradável atinge o mar, os rios, o ar e até mesmo o solo viaja por todo o globo. A vida do planeta constantemente morre por consumir estas substâncias acidentalmente.

Pensando assim em uma alternativa ecológica, surge a necessidade de desenvolver um curtimento livre de metais, ou mais conhecido como metal free. O mercado consumidor de couros esta a cada dia exigindo materiais com menor impacto ambiental. Temos por base a indústria de calçados, principalmente calçados infantis onde a exigência é ainda maior, o mercado já busca materiais com baixo teor de formaldeído e isentos de metais pesados no seu processamento. Por fim o segmento de artefatos tem movimento inclinado para o uso desta tecnologia.

Para determinar um curtimento biodegradável temos um curtente orgânico à base de fósforo ao qual é conhecido como sal de fosfonio. O fosfonio é um cátion carregado positivamente, representado pela fórmula química PH4.

Quanto ao peixe em questão, temos o pintado, as pintas escuras espalhadas pelo corpo são distintivos desse peixe, que vive nas águas da bacia amazônica. Tem uma das carnes mais apreciadas do mercado, com textura firme, suave, sem espinhos e aceitação pelo consumidor além de ser bastante rentável. O pintado caracteriza-se por ser uma espécie calma, resistente a diferentes temperaturas da água e tolerante ao manejo.

Abaixo imagem ilustrando o peixe em questão.

2. JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS

O presente trabalho justifica-se na necessidade de desenvolvimento de novos materiais para confecção de calçados, bolsas e artefatos, nos quais englobam a questão da sustentabilidade e meio ambiente.

Não é de hoje que já se fala em preservação do meio ambiente e uso racional de recursos naturais. Para isso é necessário inovar na questão de curtimentos isentos de metais, trazer para o mercado um novo conceito de produtos, aos quais podemos ao fim da vida útil descartá-los com maior facilidade e tranquilidade.

Por isso como objetivo principal do trabalho, temos avaliar a questão da biodegradabilidade do curtimento da pele de peixe.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 - MATERIAIS E METODOLOGIAS

Diante da necessidade de elaborarmos um trabalho técnico, buscando inovação e conhecimento acima de tudo. Para obtenção de bons resultados nos cabem um bom planejamento e metodologia correta para o mesmo. Primeiramente obter a matéria prima principal, peles de peixe pintado doada pela professora Valdete Pereira, de onde por consequência surgiu o título do trabalho.

O método a ser utilizado a principio consiste em trabalhar as peles em baldes, mais conhecido como curtimento estático, em seguida utilizar de fulões especiais para peles pequenas, disponibilizado pele empresa Couroquimica.

Para execução do trabalho foram necessários diversos materiais, produtos químicos e equipamentos, além de metodologia.

a) Materiais

• Utensílios

Baldes

Colheres

Faca

Canecas

• Insumos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com