TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofísica

Pesquisas Acadêmicas: Biofísica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FARMACIA – TRUMAF2

METODOLOGIAS DE BIOFÍSICA NA FARMÁCIA

BELO HORIZONTE - 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FARMÁCIA – TRUMAF2

METODOLOGIAS DE BIOFÍSICA NA FARMÁCIA

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Biofísica, do curso de Farmácia, turna F2, UFMG ministrado pela professora Audrey Heloisa Ivanenco Salgado.

BELO HORIZONTE - 2013

Introdução

Dentre as diversas atribuições do farmacêutico, a de maior interesse neste trabalho é a sua atuação na fabricação de cosméticos e de produtos que promovam alterações fisiológicas, ou que atuem como ação terapêutica, como por exemplo, como auxiliares nos tratamento da pele.

O farmacêutico é competente para desenvolver e produzir cosméticos porque possui conhecimentos técnicos e especializados sobre produtos. O farmacêutico é também habilitado para atuar em ensaios biológicos na indústria cosmética realizando testes biológicos de segurança e eficácia.

A classe de produtos que tem sido considerado dominante na área de cosméticos é a de formulação de hidratantes, pois mantém a pele umectada, melhorando seu aspecto geral, prevenindo ou tratando certas doenças de pele e, principalmente, retardando o envelhecimento cutâneo.

Análise do artigo

O artigo analisado aborda a aplicação de métodos da biofísica no estudo da eficácia de produtos dermocosméticos.

A biofísica é uma ciência que tem como objetivo o estudo da Biologia usando métodos e princípios científicos da Física. É o estudo da Física aplicada nos seres vivos. Sua área de atuação é vasta. È estudada por algumas ciências da saúde como, por exemplo, a Farmácia.

Várias técnicas de biofísica da pele tiveram um grande avanço na pesquisa dermatológica. Essas técnicas consistem no estudo das características biológicas, mecânicas e funcionais da pele. A biofísica da pele por meio de operações analisa a umectação cutânea, o teor de gordura, o valor do pH da superfície cutânea, mede a perda transepidérmica de água, avalia o relevo cutâneo e analisa os efeitos terapêuticos ou cosméticos na pele.

O parâmetro mais importante para a avaliação da hidratação da pele consiste no estudo do estrato córneo. O ele possui um conteúdo aquoso formado pelo filme hidrolipídico presente na superfície da pele. É constituído por um material graxo que possui diversas funções de proteção da pele. Os principais métodos disponíveis para a medida do conteúdo aquoso do extrato córneo são: a Espectroscopia do Infravermelho, que é baseada na absorção dérmica de ondas no infravermelho e depende do conteúdo aquoso da pele; a Freqüência de Ressonância, baseada na umectação pela transmissão de ondas, que depende da elasticidade da pele; a Ressonância Magnética Nuclear, baseada na densidade protônica; a Descamação, baseada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com