TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Michael Jackson

Pesquisas Acadêmicas: Biografia De Michael Jackson. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

Conhecido como o Rei do Pop, Michael Jackson foi um dos maiores nomes da indústria cultural no último quarto do século XX. Nascido em 29 de agosto de 1958, no estado de Indiana, EUA. Sua carreira começou a decolar ainda na infância, em 1968, quando o grupo de irmãos, Jackson 5, sob supervisão do pai, assinou contrato com a Motown. Michael Jackson era o mais novo dos irmãos, mas o que mais se destacou, por ser o principal vocalista do grupo. O primeiro sucesso do grupo foi o single I want You Back e durante a década de 1970 os Jackson 5 conseguiram emplacar várias músicas nas paradas de sucesso dos EUA, aparecendo ainda em diversos programas televisivos. Uma das músicas mais conhecidas dos Jackson 5 era ABC. Além das músicas, o grupo destacava-se pelas performances em palco. Em 1979, Michael Jackson iniciou sua carreira solo com o álbum de Off the Wall, produzido por Quincy Jones, que vendeu cerca de sete milhões de cópias. A década seguinte seria a de consolidação de sua posição como o Rei do Pop, O álbum “Thriller”, de 1982, tornou-se o disco mais vendido até o momento, apresentando sucessos como Billie Jean, Beat It e Thriller. Outro motivo de sucesso de Thriller foi a utilização do videoclipe como forma de divulgação da produção musical. A inovação representou uma mudança de rumos na produção cinematográfica ao aliar a produção visual com a produção musical.

Além de cantor e compositor, Michael Jackson era também um exímio dançarino, o que dava às suas apresentações e videoclipes um ingrediente a mais para a apreciação dos fãs e também para a diversificação da indústria cultural. Nesse quesito, o passo de dança conhecido como Moon Walk foi o mais famoso.

Entretanto, na década de 1990, o sucesso de Michael Jackson começou a diminuir. O álbum Dangerous de 1991 vendeu apenas 20 milhões de cópias, o que foi considerado pouco perto dos sucessos anteriores.

Em 1994, Michael Jackson casou-se com a filha de Elvis Presley, Lisa Marie Presley, de quem se separou dois anos depois. Em 1993, sofreu a primeira acusação de pedofilia, feita por um garoto de 13 anos. Tal ato sexual teria ocorrido em Neverland, uma espécie de parque de diversões de Michael Jackson. Outra acusação surgiria em 2003, sendo o cantor absolvido das acusações de crimes sexuais.

Esteticamente, Michael Jackson foi perdendo aos poucos as características afrodescendentes. Uma doença de pele era apresentada como o motivo de seu constante embranqueci mento. Porém, o cantor fez diversas cirurgias plásticas, que deformaram principalmente seu rosto.

As tentativas de lançar novos álbuns nas décadas de 1990 e 2000 mostraram-se fracassadas. Ao longo dos anos, o cantor foi acumulando grandes prejuízos financeiros, mesmo detendo direitos autorais rendosos, como os dos Beatles. A última tentativa de voltar ao sucesso ocorreu no final da década de 2000. Uma nova turnê havia sido marcada para 2009. Cerca de 50 shows em Londres iriam compor This is it, sua tentativa de redenção no mundo pop e de sair da falência, que seria seguida de uma excursão pelo mundo. Adiamentos foram anunciados sobre o início da turnê. Durante os preparativos de This is it, a notícia de sua morte percorreu o mundo em 25 de junho de 2009. O motivo teria sido uma parada cardíaca decorrente de uma overdose de medicamentos ministrados pelo médico Conrad Murray. Michael Jackson

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com