TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia Michael Sandel

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  2.789 Visualizações

Página 1 de 3

        Michael J. Sandel é um filósofo, escritor e professor americano de grande influência no pensamento jurídico contemporâneo. De origem judaica, nasceu em Minneapolis em 5 de março de 1953 e foi morar em Los Angeles com 13 anos de idade. Graduou-se em Política pela Universidade de Brandel em 1975 e produziu seu doutorado participando do programa Rhodes Scholar na  Balliol College, na Universidade de Oxford no Reino Unido, em 1981.

        Desde 1980 é professor de Filosofia Política da Universidade de Harvard. Seu livro mais popular é “Justiça: O que é fazer a coisa certa?” – um best seller segundo a lista do jornal americano The New York Times – relaciona as grandes questões da filosofia política como um dos assuntos mais inquietantes do nosso tempo. Suas principais influências filosóficas são John LockeImmanuel KantJohn Stuart MillJohn Rawls, Charles Taylor e Michael Walzer.

        Outros livros de Sandel incluem “Liberalismo e os limites da justiça”; “O descontentamento da democracia”; “Filosofia pública: ensaios sobre a moralidade na política”; e “O caso contra perfeição: ética na era da engenharia genética”.

        Em seu último livro “O que o dinheiro não pode comprar” Sandel explora os dilemas morais de uma sociedade capitalista e as escolhas que as pessoas enfrentam diariamente.

        Em suas publicações, Sandel corrobora com uma determinada versão do comunitarismo, embora ele se sinta desconfortável com esse rótulo. Nesse sentido é conhecido por criticar o livro “Uma Teoria da Justiça” de John Rawls, que sustenta a suposição de que o “véu da ignorância” permitiria as pessoas tornarem-se "eus desonerados".

        A visão de Sandel é que somos por natureza sobrecarregados com informações e influencias de tal forma que torna impossível, mesmo hipoteticamente, possuir tal véu. Alguns exemplos de tais vínculos são aqueles entre famílias, que não são feitos por escolha consciente, mas nascem anexados à pessoa. Porque eles não são conscientemente adquiridos, é impossível separar-se de tais laços. Sandel acredita que somente uma versão menos restritiva, mais solta do “véu da ignorância” deve ser postulada. Tal crítica discute posteriormente que a ideia de justiça de Rawls não era uma teoria "metafísica", mas uma "política", uma base sobre a qual um consenso primordial poderia ser formado entre indivíduos e grupos com diversos pontos de vista morais e políticos.

         Seu trabalho foi traduzido para quinze idiomas estrangeiros e seus escritos aparecem em publicações gerais, tais como The Atlantic Monthly e The New York Times. Sua produção tem tido destaque também na televisão nas redes americanas PBS e  BBC e na japonesa NHK.

        Em Harvard, os cursos de Sandel incluem "Ética, Biotecnologia e o Futuro da Natureza Humana", "Ética, Economia e Direito", e "Globalização e seus críticos." Sua disciplina de graduação "Justiça" é o primeiro curso de Harvard que pode ser feito gratuitamente, disponível online no site www.justiceharvard.org e na televisão pública nos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com