TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografias não Autorizadas

Casos: Biografias não Autorizadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo em vista que o direito a privacidade e a liberdade poderíamos facilmente ser levados a pensar que uma biografia não autorizada seria algo terrível e inaceitável, e de fato é. Porém se tratando de pessoas públicas, de personalidades importantes para a história, pessoas que na sua trajetória trazem relatos de importância para a sociedade, as biografias não autorizadas são relatos de alto grau de importância. Por conterem dados e relatos de importância histórica inquestionável. Nesse caso, o direito a informação como diz o art. 5 inciso XIV, ele se sobressai sobre o direito a privacidade que vela o art. 5 inciso X, por ser um interesse coletivo e social, e não privativo e individual. Mesmo se tratando da vida de uma pessoa, pois, se essa pessoa é uma pessoa pública e de importância à sociedade, sua biografia não se pode mais ter como algo individual e de interesse coletivo.

Se tratando do resguardo da idoneidade da fonte, a segurança da informação e a proteção a o valor indiscutível da obra desse autor. O conhecimento da fonte, o entendimento do que o levou a criar aquela obra e em que situação ela foi criada, nesses aspectos o conhecimento da vida do autor também se tornam indispensáveis, visto que para um bom entendimento, uma boa compreensão e uma boa citação quando for o caso, se torna também de igual forma indispensável o conhecimento da biografia desse autor.

No que tange a expressão, a informação e a manifestação do pensamento, nos relata o art. 220 da C.F, deixando bem claro que “sob qualquer forma, o processo ou o veículo não sofrerão qualquer restrição”. A Constituição protege o direito de informação, e proíbe qualquer forma de restrição. Não que isso uma forma de exposição sem objetivo e sem qualquer regramento, mas a Constituição procura na forma da lei, que as informações que sejam de interesse coletivos e sociais, sejam de alguma forma visto e conhecido por todos.Visto que as biografias não autorizadas sejam por vezes, de importância social e coletiva, também possam ser de conhecimento de todos.

Biografia é o relato da vida de uma pessoa, e dos aspectos de sua obra. Biografia é descrever a trajetória de um ser, traçando-lhe identidade por meio de palavras, interpretá-lo, reconstruí-lo, revivê-lo. Nesse aspecto é indiscutível conhecer o autor por ele mesmo, pela suas maneiras de agir, pelo seu modo de ser e agir, isso se revela de grande importância, até mesmo pra garantir uma originalidade da obra, tentar descifra-lo e por meio de sua obra também Conhecê-lo e por fim, saber quem é o autor por traz da obra. Quando uma pessoa sai do anonimato e se torna uma pessoa pública é evidente que pessoas queiram saber de onde veio, como foi sua trajetória e como chegou ali. Se fosse negada a biografia do Platão, Aristóteles, Albert Ainsten, Kelsen e de personalidades públicas brasileiras como Ayrton Senna, Pelé são pessoas que fazem com maior e menor importância em seus respectivos ramos, mas que suas biografias são com toda a certeza indispensáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com