TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto argumentativo contra biografias não autorizadas

Resenha: Texto argumentativo contra biografias não autorizadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

Texto argumentativo contra as biografias não autorizadas

A liberdade da publicação de biografias é a grande polêmica atual. A questão em pauta é que se pode ou não publicar biografias sem a prévia autorização do biografado ou da sua família.

É uma questão óbvia que se precisa da autorização dos biografados, pois se posteriormente a publicação vier a causar danos morais á pessoa, são notáveis as dificuldades de se reverter isso judicialmente, pois se trata de uma vida e se os fatos caírem na boca do povo não há dinheiro que vai reparar tal humilhação.

Outro fator importante é que editoras ganham fortunas incontáveis com as publicações sem autorização, já os biografados ficam apenas com os méritos da história ou alguma pequena porção. Já que se fala se sua própria história, coisas particulares, nada mais justo que os mesmo também recebam parcelas maiores pelos lucros obtidos na publicação, e a autorização vêm para facilitar essa questão.

Ressalto também o direito da pessoa querer manter em sigilo sua vida pessoal, pois existem fatos que deveriam ficar somente em âmbito familiar. Sendo que se estes fatos fossem publicados causariam grandes constrangimentos e desconfortos emocionais para a pessoa.

Não se está gerando toda essa briga apenas pelo sentido literário, para a valorização da história e cultura, mais sim pelos motivos comerciais e financeiros. Muitas vezes alguns escritores pensam somente na obtenção de lucros absurdos, procurando sempre dar ênfase a partes mais conflitantes da história para chamar mais atenção dos leitores, e são essas partes que geralmente causarão danos emocionais aos biografados.

Se o comercio e os lucros exagerados não fossem embora infelizmente, o principal objetivo da maioria, não teria problemas em liberar. Porém enquanto o pensamento das pessoas estiver mais ligado ao dinheiro a melhor coisa a se fazer e proibir e exigir autorização, pois ainda são raras as pessoas que irão dedicar-se a escrever apenas pelo fato de contribuir para a literatura do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com