TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica- Introdução

Monografias: Bioquimica- Introdução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 2

A bioquímica questiona como as extraordinárias propriedades dos organismos vivos se originaram a parti de milhares de biomoléculas diferentes. O estudo da bioquímica mostra como o conjunto de biomoléculas inanimadas que constituem os organismos vivos interage para manter e perpetuar a vida exclusivamente pelas leis físicas e quimicas que regem o universo inanimado, ou seja, a bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos em que ocorrem nos organismos vivos. (MARZZOCO, A. et al)

A história da bioquimica moderna é relativamente jovem, datando no século XIX, quando começaram as abordagens comteplando aspectos da biologia e da química, para criar uma diciplina integrando conhecimentos dessas suas ciências. (MARZZOCO, A. et al)

Em meados do século XIX, Louis Pasteur estudou o fenômeno da fermentação e descobriu que certas leveduras estavam envolvidas neste processo, e, portanto, não se tratava de um fenômeno somente químico como muitos haviam defendidos até aquele momento. (MARZZOCO, A. et al)

Em 1833, Anselme Payen isolou pela primeira vez uma enzima a diastase, essa descoberta também é considerada como a primeira vez que foi descrito um composto orgânico que apresentavam as propriedades de um catalisador. (MARZZOCO, A. et al)

Em 1896, Eduard Buchner demosntrou pela primeira vez que um processo bioquímico complexo poderia ocorrer fora de uma célula, tendo como base a fermentação alcoólica usando extrato celular de levedura. (MARZZOCO, A. et al)

Na década de 1920, a bioquímica experimentou considerável avanço, especialmente pelo desenvolvimento de novas técnicas, como a cromatografia, a difração de Raios X, a espectrocospia de RMN, a marcação isotópica, microscópia eletrônica e simulações de dinâmica molecular. Estas técnicas permitiram a descoberta e analise detalhada de muitas biomolécuilas e de vias metabólicas em uma célula, tal como a glicose e o ciclo de Krebs. (MARZZOCO, A. et al)

Há aprocimadamente 4 milões de anos surgiu a vida com o aparecimento de certos tipos de microroganismos que foram capazes de extrair energia dos átomos existentes na terra, graças a uma série de reações quimicas e transformações em compostos quimicos organicos muita mas complexos como as biomoléculas. (MARZZOCO, A. et al).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com