TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquímica

Artigo: Bioquímica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto prática

Introdução

Doenças metabólicas podem ser causadas por vários motivos são doenças que causam alteração no funcionamento geral do organismo. Seja por alterações das reações químicas ou da velocidade que elas ocorrem.

estas doenças são causadas por defeitos em enzimas, interferindo assim na manutenção dos processos químicos que ocorrem no corpo do indivíduo, como conseqüência este indivíduo pode apresentar muita ou pouca quantidade de substâncias tais como proteínas, carboidratos ou gorduras, causando um desequilíbrio que pode afetar o funcionamento de vários órgãos.

Desenvolvimento

As doenças metabólicas podem ser hereditárias ou podem ser adquiridas, quarteto mortal ou síndrome plurimetabólica, é caracterizada pelo agrupamento de fatores de risco, como hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, dislipidemia e obesidade. Todo sabe que a prática regular de atividade física apresenta efeitos benéficos na prevenção e tratamento de diversas doenças, estudos também demonstram também esses benefícios na síndrome metabólica. Um dos motivos que incentiva a inclusão da atividade física nessa síndrome é o fato que maioria das pessoas consegue aumentar seu metabolismo 10 vezes mais que durante o repouso, em exercícios como caminhadas rápidas, corridas e natação.

No caso da obesidade em que é necessário que o gasto de energia seja maior que o consumo energético diário, o aumento na quantidade de atividade física praticada e reeducação alimentarem, é o melhor tratamento.

Pudemos conhecer algumas doenças metabólicas que atingem alguns indivíduos, como podemos perceber a maioria dessas doenças tem o tratamento voltado para uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Em relação à sensibilidade à insulina, outros estudos dizem que o benefício do exercício físico é demonstrado em apenas uma única sessão com um possível aumento da disposição de glicose mediada pela insulina. Como vimos a pratica de atividades regular faz parte desse tratamento são favoráveis. O nível de atividade física diária também está associado a menores níveis de pressão arterial em repouso. A prática regular tem mostrado prevenir o aumento da pressão arterial associado à idade, mesmo em indivíduos com risco aumentado de desenvolvê-la, o que pode diminuir substancialmente o risco de doenças e mortes associadas à hipertensão. Pessoas hipertensas têm sido desencorajadas a realizar exercícios de força devido ao receio destes causarem um evento agudo no coração e no cérebro. Porém, estudos não documentaram malefícios sobre a pressão sanguínea de repouso com esses exercícios, sugerindo que os hipertensos não devem evitar sua prática, pois ela proporciona grandes benefícios para a qualidade de vida, principalmente nos idosos. Sobre o perfil de lipídeos na síndrome metabólica, apesar dos estudos serem escassos, é provável que o exercício físico seja eficiente em sua melhora, considerando os benefícios já citados e o fato de que o mesmo amplia a habilidade do tecido muscular de consumir gordura. É importante salientar que nenhuma dessas doenças impede a participação do paciente em programas de atividade física, porém elas influenciam na modalidade e intensidade do exercício a ser prescrito. A realização de pelo menos 30 minutos de atividade física (podendo ser formal ou de lazer), realizada na maioria dos dias da semana (de preferência todos) tem sido proposta para a manutenção da saúde e prevenção de uma grande variedade de doenças crônicas. Lembrando que: antes de iniciar um programa de atividade física, qualquer pessoa deve passar por uma avaliação da história clínica recente. Recomenda-se a realização de teste ergométrico para avaliação cardiovascular, já pessoas com diabetes do tipo dois devem realizar exames mais específicos além de tomar cuidado com os pés e a glicemia durante a atividade. Também se deve dar atenção para o controle da hidratação antes de iniciar e durante a sessão de exercício.

Conclusão

Percebemos no presente trabalho os vários tipos de doenças metabólicas, como essas doenças se manifestam, algumas são de cunho hereditário, outras são adquiridas devido a má alimentação e falta de exercício. A forma que podem ser identificadas e tratadas e percebemos também a importância da alimentação e da atividade física para a prevenção destas doenças, é importante fornecer devida atenção a esses distúrbios, pois sem os devidos cuidados e tratamento, elas podem evoluir para estados mais graves levando a óbito do paciente. Então

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com