TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bla Bla Bla

Casos: Bla Bla Bla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

6°/ Os meios de pagamento constituem o total de moeda a disposição do setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, pode ser utilizar imediatamente para efetuar transição.

7°/ Conceito: Moeda é um tipo de instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transições econômicas, para pagamento de bens ou serviços. Essa aceitação é garantida pela lei, ou seja, a moeda tem curso forçado.

Suas funções: Instrumento ou meio de troca: por ter aceitação geral, serve para intermediar o fluxo de bens, serviços e fatores de produção da economia.

Denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidade monetária os valores de todos os bens e serviços produzidos pelo sistema econômico.

Reserva de valor: A moeda pode ser acumulada para a aquisição de um bens ou serviço no futuro.

Tipos de moeda: moeda metálica; emitida pelo Banco Central, constituem pequena parcela da oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor ou como unidade monetária fracionada (troco).

Papel-moeda: também emitida pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder do publico.

Moeda escritural ou bancaria: é representada pelos depósitos a vista (deposito em conta-corrente) nos bancos comerciais.

8°/ Funções do Banco Central: Execução da política monetária: a principal atribuição de um Banco Central é o conjunto de oferta de moeda e credito.

Banco emissor: Cabe a autoridade monetária em um mesmo pais a função de emitir o papel-moeda e a moeda metálica.

Banco dos bancos: o fluxo de caixa dos bancos tanto pode apresentar insuficiência de recurso ou excesso.

Banco do governo: cabe ao Banco Central receber deposito do governo e lhe conceder creditos.

Controle e regulamentação da oferta de moeda: que e uma função normativa; regula a moeda e credito do sistema econômico.

Execução da política cambial e administração do câmbio: controle das operações com moeda estrangeira e capital financeiro externo.

Fiscalizações das instituições financeiras:

Instrumentos: controle das emissões: o Banco Central controla, por força da lei, o volume de moeda manual da economia.

Depósitos compulsórios ou reserva obrigatória: os bancos comerciais são obrigado a depositar no Banco Central um porcentual determinado por esse sobre deposito a vista.

Operações com mercado aberto (open market): constituem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações pelo governo.

Operações de redesconto: englobam a liberação de recursos pelo Banco Central aos bancos comerciais, que podem ser empréstimos ou redesconto de titulo.

9°/ Economia é a ciência social que estuda como a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupo da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

10°/objetivos:

Alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com