TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bla Bla Bla

Pesquisas Acadêmicas: Bla Bla Bla. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Reciclagem de óleo de cozinha usado: preservação do meio ambiente e fonte de energia renovável

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pode ser um momento interessante para abordar a reciclagem do óleo de cozinha usado, um tema diretamente ligado à conservação da água e do solo. O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para preparação dos alimentos. O brasileiro consome para esse fim, em média, 20 litros do produto por ano. Muitas vezes, entretanto, esse óleo não recebe uma destinação correta após o uso.

Aquela pequena quantidade restante de uma fritura pode acabar indo para o ralo da pia, contribuindo para impactos indesejáveis ao meio ambiente, além de entupir as tubulações e prejudicar o sistema de tratamento de água e esgotos. Além de se evitar o desperdício da água por meio do seu uso racional, é importante também contribuir para a recuperação da água já utilizada. Ações de consumo responsável geram menor impacto de poluição ambiental e contribui para a qualidade da água que nos abastece.

Além disso, a reciclagem do óleo de cozinha usado está ligada também a outro tema atual: o aumento do percentual de biodiesel no diesel. Um dos destinos do produto reciclado é a produção de biodiesel. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em dezembro de 2012, o óleo de cozinha usado foi responsável por apenas 0,99% da produção de biodiesel no país. Ainda é muito pouco e as campanhas de conscientização e reciclagem do óleo usado podem ser justamente a porta que vai permitir uma maior representatividade desta matéria prima.

Para minimizar os efeitos do descarte incorreto do óleo, empresas brasileiras investem cada vez mais em ações e programas de incentivo à coleta seletiva e, consequentemente, à reciclagem do óleo de cozinha usado. O Instituto Triângulo, localizado na cidade de Santo André-SP, realiza este trabalho há 13 anos e, desde 2006, promove o Programa Soya Recicla, em parceria com a Bunge Brasil. Hoje, o programa oferece 1.767 Postos de Entrega Voluntária (PEVs) que já recolheram mais de 1.150 toneladas de óleo de cozinha usado. É a maior rede de entrega voluntária para óleo de cozinha usado no país, atualmente.

Para complementar o programa, foi lançada, em maio de 2012, a Campanha Junte Óleo, que é baseada na troca de óleo por sabão biodegradável em pontos de coleta. Em menos de um ano do lançamento da campanha, foram abertos 317 novos pontos de coleta em São Paulo e ABC Paulista e a expansão do programa prevê que esses novos postos podem avançar o Soya Recicla para mais de 1.000 postos extras em um curto prazo. Entre os que já aderiram à iniciativa e se tornaram pontos de coleta estão os mercados municipais do Ipiranga e de Santo Amaro, em São Paulo, a sede do Exército Brasileiro em São Paulo escolas municipais e estaduais, hotéis, igrejas, grandes empresas e associações de bairro de São Paulo e do ABC.

Há cinco meses, três lojas do Atacadista Makro também se tornaram pontos de coleta da Campanha Junte Óleo e do Programa Soya Recicla. Nesse período já foram coletados 3,3 toneladas de óleo usado. As lojas participantes são do Interlagos, Vila Maria e São Bernardo do Campo.

Além de coletar o óleo, o Programa Soya Recicla também tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com