TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolha Imobiliária

Ensaios: Bolha Imobiliária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Bolha Imobiliária

Sabe-se que no Brasil a facilidade de aquirir um imóvel é cada vez mais fácil, esse aumento tem ocasionado uma grande insegurança, gerando comentários sobre uma possível bolha imobiliária. Dados apontam que esse tipo de investimento é incerto.

Segundo o economista e professor Robert Shiller " os preços dos imóveis vêm dobrando nos últimos anos, as pessoas agora estão tomando empréstimos para comprar imóveis, se os preços entrarem em colapso, vai incorrer no mesmo tipo de problema que tivemos nos Estados Unidos."

Existem dados que relatam que o governo já desenbolsou mais de R$ 1 bilhão de crédito no mercado com o Programa Minha Casa, Minha Vida.

E tem a pretenção de investir mais R$ 1 bilhão para Minha Casa Melhor.

Existe um estímulo ao crédito, foi sujerido ao governo Brasileiro através do Fundo Monetário Internacional (FMI) que diminuisse a velocidade das concessões de crédito.

Em Janeiro de 2013 foi retirado o (IOF) Imposto sobre as Operações Financeiras na tentativa de conter a alta excessiva do dólar.

Existe um fator cultural e psicológico no qual a maior parte dos brasileiros não acreditam que o investimento no setor imobiliário seja incerto e que esse mercado vá se desvalorizar, o que ocasiona um investimento sem limites através de empréstimo. Diversas pessoas tiveram a mesma lógica nos Estados Unidos em 2008 e se afundaram com a Bolha imobiliária.

A importância da escolha do artigo:

Esse artigo foi escolhido para relatar a importancia de conhecermos praticamente todo o histórico de preços, compararmos esse histórico com a inflação do índice material da construção e verificar se o movimento possui a devida correção.

O impacto para o Brasil:

Investimento insano e incerto, ocasionando endividamento de famílias. Isso também pode afetar nas exportações e importação. Afetando as empresas ME.

O impacto na economia: Divida interna e externa e moeda desvalorizada.

De acordo com o que vimos concluimos que a incerteza no mercado de crédito imobiliário dos EUA reflete na economia planetária, vários fatores contribuiram para situação do mercado economico internaciol. Contudo, considerando os riscos e benefícios concluímos que é necessário ponderar a situação de investimento, pois no Brasil, há uma tradição de ver o imóvel como um bem de raiz, um bem seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com