TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bolsa Familia

Monografias: Bolsa Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  287 Visualizações

O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza que integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo e está baseado, na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais: A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza; As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; E as Ações e Programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo as mesmas consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Cabe aqui destacar a importância das condicionalidades para o programa.

As condicionalidades são compromissos que devem ser cumpridos pela família, na área de educação e saúde, para que possa permanecer recebendo o benefício.

Bolsa Família visam atender uma das mais importantes demandas da população pobre: o aumento da sua capacidade regular de consumo e romper o ciclo de pobreza intergeracional. Por isso, a adequação das condicionalidades exigidas e seu cumprimento por parte dos beneficiários é de fundamental importância. Se prestadas aos beneficiários com qualidade e regularidade, deveriam garantir o bem-estar a longo prazo e as condições necessárias para romper o ciclo de pobreza.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com