TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Book Review

Resenha: Book Review. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  280 Visualizações

Resenha do livro Pedagogia e pedagogos para quê

Autor José Carlos Libâneo, paulista graduado em Filosofia pela PUC SP,em 1996. Cursou mestrado e doutorado em educação, defendendo tema relacionado ao trabalho pedagógico. Trouxe várias contribuições para o contexto educacional brasileiro, através das diversas publicações acerca da natureza histórico-social dos conteúdos e da didática aplicada, nos anos setenta fundou e dirigiu por três anos o Centro de Treinamento e Formação de professores da secretaria da educação em Goiânia, a partir de 1975, tornou-se professor da Faculdade de Educação da Universidade federal de Goáis.

A obra trás uma coletânea de textos escritos em diferentes momentos da década de 1990, e visa responder a pergunta que a intitula.

Ao longo dos capítulos o autor descreve o papel do pedagogo e da pedagogia, a história do Curso e suas inúmeras mudanças e põe a sua visão acerca do destino do curso, como pensa ser o melhor de maneira que o profissional seja valorizado em suas funções e sua contribuição para a construção de uma escola efetivamente nova e voltada para a formação de sujeitos aptos para exercerem sua cidadania com conhecimentos que o integrem na sociedade e sejam capazes de protagonizar suas vidas.

A discussão da pedagogia como ciência é trazida de maneira bastante fundamentada e com justificativas que a leva o leitor a comungar da sua visão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com