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Bosques dos frutais

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  2.280 Palavras (10 Páginas)  •  175 Visualizações

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PROJETO:

ESCOLA

Cidadã

Frutal - MG

PROPONENTE: Prefeitura Municipal de Frutal MG.

CONCEDENTE:Ministério da Educação.

Fonte: EMENDA PARLAMENTAR

Dep: 

PROJETO ESCOLAS CIDADà

  • INTRODUÇÃO

[pic 1]

Inclusão digital: a informática na escola para alunos e para as comunidades

Em um momento da História no qual o acesso à informação é cada vez mais mediado pelos recursos de informática, e apresenta-se como necessidade básica na educação e no desempenho profissional, a chamada “inclusão digital” se transforma numa prioridade para toda sociedade brasileira. É importante a ferramenta da informática tanto para o processo educacional e o acesso à informação quanto para a preparação e qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho.

É com o propósito de aliar estes dois objetivos que o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresenta a proposta do Projeto Escola Cidadã.

Juntando o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de Frutal, o Projeto Escola Cidadã pretende, ao mesmo tempo, treinar e capacitar alunos da Rede Municipal de Ensino e usar os laboratórios nelas implantados para a qualificação de alunos, professores e comunidade nos finais de semana.

  • Por inclusão digital entenda-se o esforço de oferecer acesso à tecnologia de informação a setores e indivíduos que, por suas condições sociais e econômicas, encontram barreiras para desenvolver habilidades e utilizarem-nas. É, portanto, uma política de combate a um aspecto específico da exclusão social: a privação de um conjunto de recursos decisivos para o acesso à cultura, ao trabalho, à educação, à informação e aos próprios direitos. A exclusão digital, além de ser conseqüência da exclusão social, também a reforça.


Portanto, um programa de “inclusão digital”, como o aqui proposto, tendo como alvo os educandos, educadores e a comunidade, pode ir muito além do simples acesso a cursos de informática, constituindo-se numa ferramenta valiosa de resgate da Cidadania para aqueles diretamente beneficiados pela sua ação. Embora seja crescente o número de usuários de Tabletes no Brasil – num fenômeno que acompanha o mundo -, é preciso reconhecer que, também neste ponto, o País está muito longe de atender índices confortáveis – principalmente na implementação de políticas públicas que atendam a esses segmentos carentes desta ferramenta.

O “Projeto Escola Cidadã”  vem nesta direção.

Sua proposta consiste em usar a estrutura física das escolas para a implantação de laboratórios de informática, que ofereçam cursos de capacitação em informática para alunos e professores, e também a comunidade durante o fim de semana.

A utilização desses espaços, além de reduzir custos, promove a integração da Rede Municipal Escolar com a comunidade, multiplicando os resultados e promovendo, certamente, um eficiente programa de inclusão digital no Município.  Afinal, o Projeto Escola Cidadã se orienta pela lógica de que não basta se fazer à instalação de equipamentos nas Escolas.

Mais importante que isso é assegurar o funcionamento destas estruturas, com fornecimento de meios e monitores para as ofertas dos cursos de “inclusão digital”.

APRESENTAÇÃO

Na concepção do Programa, a proposta é ofertar as Escolas da Rede Municipal de um tablete para oferecer conteudos de Sistema Operacional, Editor de Texto, Planilha Eletrônica, Slides de Apresentação, Home Page, Internet, embarcado com temas transversais como “AGUA”permitindo o aprendizado e o aperfeiçoamento dos alunos e professores da própria Escola . [pic 2]

JUSTIFICATIVA

A princípio, a propositura desse projeto se respalda em um dos principais objetivos do Governo Estadual, que concebeu, entre seus projetos estruturados, um dedicado exclusivamente ã “Inclusão Digital”.  Mas o projeto vai além ao integrar a Rede Municipal de Ensino ao esforço da sociedade de combater a exclusão digital, que é, como já dito antes, uma manifestação explícita do processo de inclusão social.

Trata-se de implantar laboratórios com acesso permanente à  internet, utilizado pela Escola e também pela comunidade.

OBJETIVOS GERAIS

  • Introduzir e desenvolver o uso de tecnologias nas escolas da rede pública, estimulando novas metodologias de ensino e a formação técnica e tecnológica dos alunos, professores e a comunidade com o uso de recursos informacionais.

  • Reduzir os índices de exclusão digital.
  • Levar conhecimento e educação às comunidades.
  • Capacitar os usuários para o mercado de trabalho.
  • Viabilizar o acesso da população aos serviços públicos oferecidos via internet

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar, no âmbito das Escolas Municipais, em Sistema Operacional, Editor de Texto, Slides de Apresentação, Planilha Eletrônica e acesso à Internet, os estudantes, professores e comunidade, dividindo-os em quantas etapas/turmas forem necessárias para o atendimento da demanda de vagas.

  • Instigar a curiosidade, o aprendizado psicomotor e intelectivo, a cooperação e outras iniciativas;
  • Incentivá-los à prática constante de atividades voltadas à qualidade de vida;
  • Propor atividades atraentes, diversificadas e lúdicas que estimulem a autoconfiança, a satisfação, o bem-estar psicológico e a interação social;
  • Exercitar a concentração, manter a memória ativa e conviver com pessoas que dotadas de mais referenciais de vida/experiências;
  • Incentivar a pesquisa para as questões voltadas para a adolescência e suas implicações;
  • Reproduzir o conhecimento adquirido a um dos pais ou a uma pessoa sua responsável;
  • Criar um site para o grupo de cursistas;
  • Elaborar e divulgar as suas idéias, produções e experiências;
  • Aprimorar a habilidade motora, a capacidade de concentração, de reação e de coordenação;
  • Criar motivos para melhorar a auto-estima;
  • Diminuir o isolamento social e promover a renovação do círculo de amizade com pessoas da mesma idade, com maiores a possibilidades de convívio no curso;
  • Oportunizar o uso dos TABLETES para :
  •  Aquisição e construção de conhecimentos;
  • Enviar e receber E-mails;
  • Efetuar pagamentos de contas, via internet;
  • Efetuar cursos à distância , via internet;
  • Elaborar trabalhos escolares, buscando informações em sites apropriados;
  • Proporcionar aos mesmos a criação de projetos, de novas idéias e conceitos, novas formas de abordar os problemas que os cercam e de explorar as habilidades e competências de cada um na busca das melhores soluções;
  • Divulgar através de seminários, de oficinas e de publicações diversas os resultados dos estudos realizados com o supracitado público-alvo, durante a execução do projeto Abrangência;
  • Assessorar a execução dos projetos elaborados no decorrer do curso;
  • Reduzir os índices de exclusão digital;
  • Levar conhecimento e educação às comunidades;
  • Capacitar os usuários para o mercado de trabalho;
  • Viabilizar o acesso da população aos serviços públicos oferecidos via internet.

METAS QUALITATIVAS

Ofertar tabletes e uma Lousa interativa nas Escolas da Rede Municipal de Educação, capacitar professores para uso da informática na educação, informatizar as escolas propiciando sua modernização tanto administrativa quanto a proporcionar a formação técnica dos estudantes, conforme o quadro abaixo:

METAS QUANTITATIVAS:

CIDADE

Nº DE ESCOLAS

  • FRUTAL

14

TOTAL DE ESCOLAS

14

METODOLOGIA:

Tem como objetivo dotar com um tablete e uma lousa interativa todas as escolas da Rede Municipal de Frutal – MG.

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