TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE ATIVIDADE DE CAMPO- BOSQUE MARACAJÁBURITICUPU- MA

Casos: RELATORIO DE ATIVIDADE DE CAMPO- BOSQUE MARACAJÁBURITICUPU- MA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

PROGRAMA DE FORMÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA- PROEB

Lúcia Nobre

ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

RELATORIO DE ATIVIDADE DE CAMPO- BOSQUE MARACAJÁBURITICUPU- MA

BURITICUPU-MA

2013

Lúcia Nobre

RELATORIO DE ATIVIDADE DE CAMPO- BOSQUE MARACAJÁBURITICUPU- MA

Relatório desenvolvido como atividade de reposição de nota da Disciplina Educação Ambiental do Curso de História da Universidade Federal do Maranhão.

Prof.: Esp. Alan Coelho

BURITICUPU-MA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE CAMPO – BOSQUE MARACAJÁ DE BURITICUPU - MA

INTRODUÇÃO

O nome Buriticupu surgiu antes da colonização, em homenagem a um dos rios existentes na localidade, também da união de duas frutas abundantes na região, das palmeiras de buriti que cresciam as margens do rio com as matas adjacentes de onde medrava o cupu. O lugar já era habitado por índios Guajajara e por índios Guajá. Nos anos 80 a indústria madeireira, agricultura e o comércio foram os fatores que mais contribuíram para o crescimento da economia local. Ao longo dos anos tem se observado a evolução nos diversos aspectos: históricos, sociais, culturais, econômicos, comunitários e político-administrativos.

Por ser uma área considerada pré-amazônica, suas funções ecológicas é de grande importancia para o habitat de certas espécies da fauna e flora, apresentam sua fragilidade diante das ações antrópicas.

A forma como vem se utilizando os recursos naturais tem levado a consequencias graves. Visando apenas o lucro em detrimento da degradação ambiental, o homem vem degradando o meio ambiente cada vez mais. E diante dessa situação, faz-se necessária uma educação ambiental conscientizadora em relação ao mundo em que vivemos, que nos possibilite acesso a uma melhor qualidade de vida, respeitando o meio ambiente, tentando estabelecer o equilíbrio entre o homem e o meio.

Com base nesses aspectos, o presente relatório trata da atividade de campo realizada dia 03/09/2013 (Bosque Maracajá, uma reserva nativa da mata pré-amazônica maranhense no centro de Buriticupu-MA).

O objetivo principal desse relatório, é analisar a possiblidade de como educação ambiental será usada como instrumento de auxílio para recuperação de uma determinada área degradada. Pretende-se também analisar os propósitos da educação ambiental. Após foi realizado a análise da área degradada pelo desmatamento na comunidade local, averiguou--se o projeto de recuperação do mesmo.

DEIMITAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS ESPÉCIES EM ESTUDO – BOSQUE MARACAJÁ CENTRO DE BURITICUPU- MA

A área em estudo chama-se Bosque Maracajá, ambiente considerado área de preservação permanente pela atual legislação Brasileira (Lei 9795/99, art. 13:)

Art. 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

[...]

VI – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para preservação do meio ambiente; (Brasil, Constituição Federal, 2002).

Localizada na zona urbana no município de Buriticupu. É um patrimônio municipal, composto por árvores nativas, ou seja, parte natural da Floresta Amazônica. Durante muitos anos foi um local não preservado pelas autoridades, bem como pela comunidade, servindo como passagem livre a todos. Em 2005 foi cercado, ficando assim proibida a passagem de pedestres, ciclistas e outros. Hoje murado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com