TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bovinos De Leite

Artigo: Bovinos De Leite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADES ANHANGUERA DOURADOS

ADRIANO LOPES RA 6451308136

CLAUDINEIA VOGADO RA 1299753243

JUSMAR RIBEIRO DA SILVA RA 1299516860

BOVINOS DE LEITE

Trabalho apresentado na disciplina de Extensão Rural da Faculdade Anhanguera Dourados, sob orientação do profº. Rodrigo Andreo Santos

DOURADOS/MS

2014

Sumário

1-Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------- 03

2-Desenvolvimento -------------------------------------------------------------------------------- 04

2.1Primeiro passo: Consultoria ---------------------------------------------------------- 04

2.2 Capacitação e treinamento------------------------------------------------------------ 05

2.3 Instalações ------------------------------------------------------------------------------ 05

2.4 Alimentação --------------------------------------------------------------------------- 06

2.5 Manejo sanitário --------------------------------------------------------------------- 07

2.6 A venda do leite ---------------------------------------------------------------------- 08

2.7 Programa Balde Cheio- Um projeto que deu certo.---------------------------- 08

3-Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------- 10

4-Bibliografia--------------------------------- ---------------------------------------------------- 11

1. Introdução

O Brasil está entre os maiores produtores de leite do mundo, e grande parte dessa produção , vem de pequenas propriedades . A atividade leiteira desempenha um importante papel socioeconômico , pois possibilita a utilização de mão de obra familiar , diminuindo os custos de produção e viabilizando a permanência das mesmas no meio rural .Sendo assim é necessário que se ofereça condições para que as famílias continuem no campo. Dentre as diversas possibilidades, a extensão rural, aproximando a Universidade e a população, torna-se uma eficaz ferramenta de difusão de conhecimento. O sucesso na atividade agropecuária, quer seja ao iniciar, reestruturar ou promover uma expansão no sistema de produção depende do planejamento da infra-estrutura individual de cada propriedade. Esta infra-estrutura consiste em um conjunto de características próprias e únicas que devem ser avaliadas de forma global e interativa, quanto a disponibilidade dos recursos produtivos: terra, capital e mão-de-obra. Deste modo, a implementação de um sistema de produção de leite requer uma caracterização apropriada da propriedade para que se possa planejar sua estrutura física, dimensionar o rebanho a ser explorado, estabelecer metas agronômicas, zootécnicas e econômicas, e preconizar a tecnologia para o manejo animal e a produção de alimentos, assim como estabelecer a rotina de trabalho para usar no sistema de produção escolhido.

O planejamento da atividade leiteira, como o de outras atividades da agropecuária, é caracterizado por envolver diferentes aspectos biológicos ligados aos animais, às plantas, aos microorganismos, além das interações com o ser humano e o meio ambiente, instalações, aspectos financeiros etc. É uma atividade complexa. Nesse caso, o mais indicado é consultar um técnico especialista no assunto. O técnico deverá ir até a propriedade, realizar um levantamento completo dela (chamado de diagnóstico) e, posteriormente, elaborar e discutir o planejamento com o proprietário. O planejamento deve ser feito de modo global, da propriedade como um todo e, se possível, com objetivos a curto, médio e longo prazo.

2. Desenvolvimento

A produção de leite deve ser tratada como uma atividade empresarial, ou seja, como um “negócio”, pois demanda investimentos em terras, instalações apropriadas, máquinas e equipamentos, rebanho, formação, manutenção e divisão de pastagens, produção de volumoso para a seca (silagem, feno,cana) etc., afora a necessidade de contar com mão de- obra especializada e administração qualificada.

O tamanho do “negócio” dependerá da disponibilidade de recursos financeiros para investimentos, uma vez que existem soluções tecnológicas aplicáveis a pequenas, médias ou grandes explorações, ou seja, aplicáveis do regime de mão-de-obra familiar ao empresarial. Em razão disso, é possível estabelecer diferentes sistemas de produção com escalas variáveis de produção de leite.

Assim, o melhor jeito de iniciar é procurar pela assistência técnica de um profissional competente para auxiliar no planejamento da propriedade, na compra de animais, na produção de volumoso, na formação e divisão das pastagens, no planejamento das instalações, na compra de máquinas e equipamentos, na alimentação do rebanho, no controle sanitário preventivo, no manejo diário, na ordenha etc. Em sua cidade ou região, procure pela assistência técnica oficial, tipo Emater; oriente-se na cooperativa ou no laticínio para o qual fornece o leite; ou ainda recorra a uma empresa de consultoria. O técnico local, conhecendo bem a região, saberá dar as orientações técnicas de acordo com as conveniências do produtor e as necessidades da propriedade.

2.1Primeiro passo: Consultoria

O primeiro passo realizado é o diagnóstico das propriedades, posterior o planejamento e após a execução das atividades em questão. O diagnóstico refere-se a uma descrição da realidade atual que a propriedade se encontra. Compreende o levantamento da situação dos recursos produtivos, da administração, organização e dos resultados obtidos nos últimos anos agrícolas. O planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com