TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bovinos De Corte E De Leite

Exames: Bovinos De Corte E De Leite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 11

Escola: CEOUP/EMIEP – Ensino Médio Integrado á Educação Profissional - Fazenda do Potreiro Mafra/SC

Matéria: Zootecnia

Assunto: Bovino de Corte e de Leite

Nome: Alisson de Lima

Série: 1°

BOVINOS DE CORTE E DE LEITE

05.05.2014

Mafra - SC

Introdução

Nesse trabalho iremos ver todas as raças de Bovinos do mundo. Serão apresentados também aqueles que vieram de fora e se adaptaram ao clima, vegetação do nosso pais e ao estado de Santa Catarina.

Suas principais características como, tamanho, cor, e suas aptidões, como por exemplo, gado de leite, corte cruzamentos ou mistos.

ABERDEEN ANGUS

Características

A raça Aberdeen Angus é de porte grande, pesando as vacas de 600 a 700 kg, e os touros, de 800 a 900 kg. Em média, as novilhas dão a primeira cria aos dois anos. Os bezerros nascem pequenos, em comparação com os de outras raças britânicas, mas crescem rapidamente. Os machos nascem, aproximadamente, com 28 kg e as fêmeas com 26 kg. Sua carne apresenta boa marmorização (gordura entremeada bem distribuída) e rendimento de carcaça elevado. Devido à qualidade da carne, à eficiência na conversão de alimentos, ao elevado rendimento de carcaça e por ser mocho, a raça Angus é muito apreciada para cruzamentos. Sua adaptabilidade permitiu a introdução e difusão em muitos países do mundo, onde ocupa um papel importante na produção de novilhos de corte.

BELGIAN BLUE

Características

Em princípio, a raça foi dividida em duas linhagens, uma para produção de leite e a outra para a produção de carne. A seleção para a musculatura prevaleceu, sendo que hoje a raça é selecionada basicamente para a produção de carne. O Belgian Blue não é um animal grande, apresenta linhas arredondadas e músculos proeminentes. O ombro, quarto traseiro, lombo e anca são muito musculosos. A pelagem é de coloração composta de branco, azul e às vezes negro. A cesariana, no parto de vacas Belgian Blue é freqüentemente necessária.

Aos 12 meses de idade os machos apresentam uma média de peso de 470 kg e altura de 1,20m, já as fêmeas 370 kg e 1,15 m de altura. Aos 24 meses os machos chegam a 770 kg e 1,35 m e as fêmeas 500 kg e 1,20 m. As características de carcaça do Belgian Blue são substancialmente transmitidas quando a raça é usada em cruzamentos comerciais, isto explica o crescente uso da raça em cruzamento terminal, não só pelas características da carcaça como também pelo potencial de crescimento.

BLONDE DAQUITAINE

Características

Originariamente a raça Blonde DAquitaine é considerada de aptidão mista, trabalho e corte. Atualmente, o sistema de manejo busca a especialização para o corte que predominou em virtude das crescentes exportações e da implantação de rebanhos Blonde DAquitaine nas regiões do centro e do oeste da França. O Blonde foi introduzido no Brasil em 1972 na exposição de Esteio-RS, anos mais tarde foram feitas as primeiras importações de animais puros o que permitiu a formação do atual rebanho puro existente no país.

BONSMARA

Alta produtividade, adaptabilidade ao clima tropical e carne de qualidade.

A criação do gado Bonsmara segue algumas regras para garantir a qualidade da carne, equilibrando sabor, maciez e suculência, e conquistar a certificação.

São aceitos apenas bezerros de touros Bonsmara com no mínimo 75% de sangue de raças taurinas (não zebu). Testes de DNA são realizados para comprovar a paternidade e composição racial estipulada.

Recebem alimentação balanceada e ingestão de insumos controlados de modo a que o sabor da carne seja mantido inalterado. O abate se dá de animais jovens, entre 18 e 24 meses.

BRAFORD

Características

As características marcantes da raça Braford são precocidade, temperamento dócil e velocidade de ganho de peso do Hereford com a resistência, rusticidade e longevidade do Brahman

BRAHMAN

Características

É um gado exclusivamente dedicado à produção de carne, apropriado para cruzamentos com as raças européias. As raças Santa Gertrudis, Braford e Brangus originaram-se desses cruzamentos. O Brahman é considerado de tamanho intermediário entre as raças de corte. Os touros pesam geralmente de 720 a 990 quilos e as vacas de 450 a 630 quilos. Os bezerros são pequenos no nascimento, pesando de 30 a 40 quilos. As cores predominantes no Brahman têm tonalidades cinza claro, vermelho e preto.

BRANGUS

Características

É uma raça de corte, mocha, formada no sul dos EUA. O Brangus tem 5/8 de sangue Angus e 3/8 de sangue Brahman.

Tem como caraterísticas principais a rusticidade do Brahman e a precocidade do Angus. Tem como caraterísticas principais a rusticidade do Brahman e a precocidade do Angus.

BRAVON

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com