TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Aos Olhos De Debret

Artigo: Brasil Aos Olhos De Debret. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  6.065 Palavras (25 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

Neste Contexto, veremos um pouco do trabalho de Jean Baptiste debret, artista francês que retratava o cotidiano brasileiro, nossa cultura com detalhes e particularidades e evidenciando emoções, temores, afetos e comportamentos sociais em forma de paisagem artística.

Apresentaremos cenas do filme Carlota Joaquina, onde vemos a realidade econômica do Brasil, a escassês dos alimentos, os preços abusivos, alianças políticas e o povo sempre em busca de melhorias pessoais e sociais e um pouco mais de dignidade para sua sobrevivência.

Não poderíamos esquecer da influência social do grande Político Getúlio Vargas, criador de leis trabalhista presentes até o dia de hoje e sua última cartada política, sua carta-testamento, sua dimensão e conseqüências após o suicídio.

Em uma pequena análise da música Alegria, Alegria de Caetano Veloso, citaremos um pouco de sua influência social em forma de poesia.

Outro destaque fica com a criação de favelas brasileiras, como surgiram e sua participação política e suas divisões de classes e como lidam com o preconceito e a modernização que contrasta com a realidade nos morro.

SUMMARY

In this context , we will see some of the work of Jean Baptiste debret , French artist who portrayed the Brazilian daily life , our culture with details and particulars and showing emotions , fears , feelings and social behaviors in landscape art .

Present scenes from the movie Carlota Joaquina , where we see the economic reality of Brazil , the escassês food prices abusive , political alliances and people always looking for improvements and personal social and a little more dignity for their survival .

We can not forget the social influence of the great Political Getúlio Vargas , creator of labor laws to the present day and his last card policy , your letter - testament , its size and consequences following the suicide .

In a small music analysis Joy , Joy Caetano Veloso, we will quote some of his social influence in the form of poetry.

Another highlight is the creation of the Brazilian favelas, and emerged as political participation and its class divisions and how they deal with prejudice and modernization which contrasts with the reality on the hill.

INDÍCE

Brasil aos Olhos de Debret…………………………………………..................Página 04

Carlota Joaquina..................................................................................................Página 08

República da Espada ...........................................................................................Página 10

Guerra de canudos...............................................................................................Página 11

Carta testamento de Getúlio Vargas....................................................................Página 12

Tortura.................................................................................................................Página 16

Análise da Música Alegria, Alegria.....................................................................Página 17

Surgimento das Favelas No Brasil.......................................................................Página 18

Contrastes sociais.................................................................................................Página 21

Referências Bibliográficas...................................................................................Página 24

BRASIL AOS OLHOS DE DEBRET

Jean Baptiste Debret nasceu em Paris, França.

Estudou no Lycée Louis- Le Grand e também na Escola de Belas Artes de Paris juntamente com seu primo Jacques Louis Louis David, líder da Escola Neoclássica Francesa.

Fez curso de engenharia por cinco anos juntamente com seu irmão e ganhou o segundo prêmio de Roma, com a tela Régulus.

Como a revolução francesa, precisou de engenheiros que entendessem de fortificações ele foi escolhido dentre os alunos que mais se destacaram no curso de Engenharia.

Já formado em janeiro de 1795 foi contratado como desenhista de três classe na (École centrale dês Travaus Publics Politechnique) e depois se tornou professor de desenho, porém em abril de 1796 deixou a escola pois sua vaga foi extinta.

Em 1798 ele expôs um quadro com figuras de tamanho natural-Le general méssénion Aristoméne delívre para une jeune Fille e com isso ganhou o segundo prêmio e em 1804, no salon, o quadro O Médico Esistrado descobrindo a causa da moléstia do Jovem Antíoco.

Em 1805 Debret passa a focar sua obra em Napoleão que o apóia financiando a disseminação da arte neoclássica, porém com a derrota de Napoleão e a perda do seu filho a vida de Debret toma rumo diferente e ele escolhe o Brasil para viver e pela solicitação de dom João VI vem com a missão planejada por Antonio de Araujo e Azevedo o conde de Barca.

Ao chegar ao Brasil é solicitado para retratar o funeral da rainha, desde então não parou,dirigiu a academia, organizou exposição.

O trabalho de Debret retrata o cotidiano brasileiro e mostra com detalhes a cultura e particularidades do povo brasileiro.

Sua obra é abrangente e nos faz observar várias formas de relação social: como o mundo dos indígenas, a vida dura e triste os escravos, o viver de pequenos comerciantes, a coroação de monarcas, casamentos e batizados reais e imperiais; festas religiosas, enfim seu olhar não deixou escapar como vivia e comportava a sociedade brasileira de sua época.

E ele retrata isso de uma forma clara.

Podemos analisar isso no livro Viagem pitoresca e história do Brasil onde está a maior parte de seu trabalho.

Mesmo trabalhando como artista oficial, não se deteve ao compromisso formal, mas realizou trabalhos onde retratava a sociedade da época, como vivia a sociedade do Rio de Janeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com