TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil Contemporâneo

Exames: Brasil Contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

O BRASIL CONTEMPORÂNEO

Temos uma diversidade de fatores que contribuem para as questões da “inclusão social” no Brasil, um tema que se tornou prioridade para o governo atual.

Várias pesquisas feitas apontam a diminuição da desigualdade social, reduzindo cada vez mais os índices de pessoas tidas como abaixo da linha da pobreza.

São vários investimentos feitos pelo governo para conseguir se chegar há um índice jamais visto há décadas.

Um dos grandes fatores que contribuíram para este crescimento foram a criação do Bolsa Família, o crescimento contínuo do salário mínimo, os incentivos fiscais dados as empresas proporcionando um aumento no número de oferta de emprego.

Outro fator que contribuiu para o crescimento da inclusão social foi uma maior oportunidade de estudo, onde o governo criou a Política de Afirmação Social, gerando oportunidade aos menos favorecidos de acesso às universidades.

Mais sabemos que tudo isso ainda é pouco e que há muito o que ser feito.

Não basta que fiquemos só nas estatísticas que nos mostram que por outro lado o índice de violência nas cidades onde a pobreza e a falta de recursos tem crescido cada vez mais.

Esses índices apontam que nos lugares de maior pobreza onde falta o mínimo que a população tem direito como saúde, saneamento básico, educação, cultura e lazer, os números de homicídios são cada vez maiores.

Enquanto que nas comunidades carentes onde existem grupos organizados de apoio aos moradores, onde existe escola, lazer, trabalho e investimentos na segurança pública esses índices são cada vez menores, mostrando que os investimentos tem que partir para as áreas de educação, moradia digna, lazer, trabalho e saúde.

Sabemos que a desigualdade e falta de oportunidade contribuem para o crescimento da violência em todo o país.

Vemos por várias vezes nos noticiários famílias destruídas pelas drogas, álcool, assaltos à mão armada, estupros e uma série de fatores onde o determinante é sempre a “exclusão social”.

A educação é a principal base para se construir um futuro melhor para todos.

O início de tudo deve ser no seio da família, onde se estabelecem vínculos de carinho, solidariedade, respeito e amor ao próximo.

Não devemos transferir esta responsabilidade para as instituições de educação, onde as crianças vão cada vez mais, com idades tenras, deixando de lado o vínculo que se deve estabelecer no lar, este sim, a base para se tornar um adulto de responsabilidade, caráter e de respeito com as diferenças.

Sabemos que as famílias onde os pais conseguem um grau de escolaridade maior os filhos também estudam mais, proporcionando assim melhor acesso a boas oportunidades de emprego.

Esse fator não conta, infelizmente, com a mesma proporção, entre brancos e afro-descendentes, que muitas vezes tem os mesmos empregos mais com salários muito menores.

As diferenças de raça ou cor se traduzem, muitas vezes, em desigualdades sociais.

Dessa forma, as políticas de ação afirmativa, implementadas pelo governo ou pelas empresas, têm o objetivo de promover condições de acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com