TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil: Identificar a identidade cultural?

Resenha: Brasil: Identificar a identidade cultural?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  417 Visualizações

Brasil: identidade cultural definida?

Partindo dos clichês das matrizes africana, europeia e indígena, que formam a base do povo brasileiro, já se tem a resposta: não. Mas o ponto não é esse. Quando se pensa em buscar uma identidade, um traço específico, o raciocínio lógico é encontrar singularidades que permeiam unicamente dada sociedade. Acontece que, com essa mescla de culturas e a acentuação das trocas de informações e bens simbólicos, hoje facilitados pela internet, a busca por uma linha de diferenciação em âmbito territorial – de um país, por exemplo – está caindo por terra.

Veja, algumas nações possuem traços e costumes inexoráveis e distintos de qualquer outro povo no mundo. No entanto, o intercâmbio entre as culturas, que se dá em larga escala, não acontece sem que haja uma mudança, mesmo que mínima, entre os povos participantes.

O Brasil já é, de berço, um país étnica e culturalmente plural. Ao longo de sua existência, a complexidade das relações culturais acabou por criar os chamados “Brasis”, que nada mais são do que diversas culturas similares em um mesmo Estado/Nação. O movimento antropofágico de Oswald de Andrade ajudou a acentuar essa troca, essa mescla internacional de culturas e criou uma identidade cultural brasileira: a da diversidade e pluralidade.

O Brasil é um dos países mais heterogêneos, culturalmente falando. Tal complexidade se observa nas diversas manifestações folclóricas, artísticas e sociais que observamos país afora. E esse é o DNA brasileiro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com