TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS -MODERNIDADE.

Casos: RESENHA: A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS -MODERNIDADE.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  991 Visualizações

A identidade cultural na pós-modernidade

HALL, Stuart. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006

A identidade cultural na pós-modernidade, escrito em 1992 por Stuart Hall, chama a atenção para a discussão em torno da chamada “crise de identidade” que vem fazendo com que o sujeito tido como unificado se apresente deslocado por conta das transformações societárias ocorridas em escala global.

O livro tem seis capítulos, com poucas páginas cada. Nos dois primeiros, Hall introduz o leitor a três concepções básicas do sujeito na História (levando em conta apenas a partir do momento que ele sai da sombra religiosa): o sujeito do Iluminismo, o sujeito sociológico e o sujeito pós-moderno.

O sujeito do iluminismo traz a concepção de alguém centrado, racional, unificado, "o centro do eu". Ou seja, uma concepção individualista, e sempre citada no masculino.

Na noção de sujeito sociológico, o centro do “eu” passou a ser formado na relação com outras pessoas. A identidade é formada através da interação entre o eu e a sociedade.

A concepção sociológica de sujeito pós-moderno aponta para alguém sem identidade fixa. Varia de acordo com as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com