TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade Cultural

Casos: Identidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

Identidade Cultural

Identidade cultural é um adjetivo de saber, a junção das duas palavras produz o sentido de saber se reconhecer. As questões sobre cultura se relacionam com a identidade que é influenciada por: gênero, raça, lugar, nacionalidade, crença religiosa e etnia, tradições, religião, música, culinária, o modo de vestir, de falar, entre outros. A identidade cultural é um conjunto de um povo e é a interação das pessoas na sociedade que representam uma nação. Hoje em dia a influência do meio onde se vive é modifica sempre, pois no nosso mundo é repleto de inovações e estamos sempre mudando através da influencia dos outros lugares, ou seja, das outras culturas. Os famosos modismos... No passado a cultura de uma pessoa era mais conservada devido à falta de contato com as outras pessoas e outros grupos de cultura. Porem com a globalização as pessoas hoje em dia se interage mais obtendo assim novas culturas e modificando as mesmas. Se uma pessoa nasce em um lugar, conforme seu crescimento terá uma cultura e todas as características deste lugar, entretanto, se ela for submetida a uma cultura diferente por muito tempo, ela adquirirá características do novo local. Quando nos referimos a identidade cultural estamos falando de uma cultura nacional, uma cultura onde nascemos e que observamos ao longo de nossas vidas. Desde o surgimento do homem, após o convívio social, uma troca de experiências foi estabelecida.

Todo conhecimento e modo de agir e pensar se transforma em cultura, independente do lugar não existe sociedade sem cultura. Um recém-nascido, por exemplo, desde o momento de seu nascimento já começa a se socializar, pois existem pessoas criando uma relação cultural, tudo que esse recém-nascido aprender vai ser transformado em cultura transformando assim em uma herança cultural. Com os mesmos rituais, modos de agir e a alimentação dos pais. A língua também é sem dúvida uma herança cultural.

A cultura é fruto de diferentes povos que introduziram seus hábitos e costumes, devido o contato de uma cultura com a outra, pode gerar outra cultura.

A identidade cultural move os sentimentos, os valores, o folclore e uma infinidade de itens nas variadas sociedades do mundo, e apresenta o reflexo da convivência humana. Visto que a identidade é algo essencial, a qual se desenvolve com o crescimento e vida do sujeito.

Já o teórico cultural jamaicano Sturd hall, 1932 /2014 com 82 anos. Para ele a identidade muda de acordo com a forma como o sujeito é representado. Ele apresenta três concepções de identidade.

1° Sujeito Iluminismo: Baseava-se na concepção da pessoa individualista, um eu centrado, em que a pessoa adquire desde seu nascimento até a, morte, ou seja, a identidade é uma essência do próprio sujeito.

2° Sujeito sociológico: Esta concepção já é o complemento do iluminismo, pois diz que o sujeito é constituído também por suas relações pessoais, ou seja, o sujeito é formado pela interação do eu, mais é pertencido a um grupo onde vive.

3° Sujeito Pós Moderno: Havia uma crise de identidade, uma perda de um sentido. Nesta concepção o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, ou seja, não tem uma identidade permanente.

Globalização: Que é considerada como um momento histórico, rompendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com