TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brigada De Incedio

Dissertações: Brigada De Incedio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Com o curso desenvolvido foi possivel verificar que quase todos dos treinamentos em combate a incêndio no Brasil baseia-se na prática de armação de linhas de mangueira e combate a focos em pátios abertos. Esse tipo de treinamento é eficaz para desenvolver as habilidades de manuseio de equipamentos hidráulicos armação de linhas e operação de esguichos. A questão é que essas habilidades não são as únicas existentes e necessárias para um eficiente combate a incêndio. Na verdade, nas fases do atendimento as ocorrências de incêndio, o combate começa efetivamente após a armação das linhas.

Esse tipo de treinamento exclusivamente em pátio aberto apresenta alguns problemas sérios. O primeiro deles é que o treinamento em pátio aberto não prepara para reconhecer e agir ante aos fenômenos do comportamento do fogo em ambientes fechados.

O comportamento do fogo é completamente diferente em um foco ao ar livre e um cômodo de uma edificação. Focos ao ar livre recebem constante oxigenação e elevam na atmosfera a coluna de ar e gases superaquecida. Quando o foco está dentro de um ambiente fechado, tudo muda. A fumaça começa a ocupar a parte superior do ambiente acumulando-se de cima para baixo e irradiando energia térmica. Essa energia liberada aquece o ambiente e o torna perigosa para os bombeiros. Com o tempo, o combustível do foco sofrendo pirólise decompõe-se mais rápido do que o foco é capaz de queimar.

Os gases não queimados acumulam-se na fumaça tornando-a combustível. O foco pode queimar e reduzir a quantidade de oxigênio no ambiente caso o cômodo não seja ventilado fazendo com que a queima fique mais incompleta e mais combustível se acumule na fumaça que, superaquecida, pode deflagrar-se violentamente ante à entrada de ar pela abertura de um acesso. Trata-se do backdraft (ou backdraught na grafia britânica). Ou ainda, caso o cômodo seja constantemente ventilado (acessos abertos), os vapores combustíveis liberados dos materiais no ambiente em conseqüência da energia irradiada pela fumaça e os combustíveis presentes na fumaça podem entrar em ignição repentina no que chamam de flashover.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com