TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO SOBRE LEITURA HERMENÊUTICA DO FILME "BRIGADA 49"

Artigos Científicos: ARTIGO SOBRE LEITURA HERMENÊUTICA DO FILME "BRIGADA 49". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  2.158 Visualizações

Página 1 de 7

ARTIGO SOBRE LEITURA HERMENÊUTICA DO FILME “BRIGADA 49”

Albernando Monteiro da Silva

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo a produção de um resumo com leitura hermenêutica sobre o filme “Brigada 49”. Essa película tem como tema principal a atividade dos bombeiros da cidade norte americana de Baltimore pertencente ao Estado de Maryland. O cotidiano das pessoas que labutam diariamente nessa atividade é descrito de forma pormenorizada com demonstrações de coragem, heroísmo, dedicação e estresse tanto no trabalho como na vida familiar decorrente principalmente do risco que a profissão apresenta. Assim, os resultados obtidos com a avaliação crítica do filme tencionaram na preocupação com os acidentes de trabalho desses profissionais, com os estresses decorrentes disso, e da união de todos inclusive familiar.

Palavras-chave: Bombeiro, segurança do trabalho, estresse.

ABSTRACT: This article aims to produce a summary of hermeneutic reading about the movie “Ladder 49”. This film has as main theme the activity of the firefighters of the North American city of Baltimore belonging to the State of Maryland. The daily lives of people who work hard every day in this business are described in detail with demonstrations of courage, heroism, dedication and stress both at work and in family life due mainly to the risk that the profession offers. Thus, the results obtained with the critical assessment of the film resulted in concern about accidents at work of professionals with the stresses arising from this, and the union of all inclusive family.

Keywords: Fireman, work safety, stress.

1. INTRODUÇÃO

O filme “Brigada 49” foi dirigido por Jay Russel e contou para o abrilhantamento de sua produção na escolha de atores reconhecidos pela crítica internacional com papéis relevantes como John Travolta que interpreta o Capitão Mike Kenned, bem como Joaquim Phoenix que deu vida ao principal personagem o bombeiro Jack Morrison e sua esposa Linda, personagem de Jacinda Barrett.

O detalhamento da vida cotidiana dos bombeiros é bem demonstrado durante as cenas desse filme, pois além das brincadeiras entre seus integrantes, trote nos recrutas, acionamento para corrida de incêndio, uniformização, liderança e outros, explora a vida familiar com seus conflitos decorrentes principalmente do estresse da profissão em razão do risco à vida e também da mútua preocupação entre os integrantes ao ponto de Jack em determinado momento de uma festa alusiva ao natal cobrar de outro bombeiro a fidelidade a sua esposa, chegando ambos às vias de fato em razão disso.

Resta diáfano durante a exposição do filme que os bombeiros em Baltimore são municipalizados com estrutura semimilitarizada, diferentemente da realidade brasileira, onde por opções político-legislativas e históricas os bombeiros são militares e estaduais, conforme bem tipificado na constituição da república federativa do Brasil em seus artigos 42 e 144, (BRASIL, 2014).

Enfim, como adiante bem será demonstrado, “Brigada 49” se preocupa com o bombeiro como ser humano, mostrando sua organização de trabalho, angústias vividas, traumas e realizações.

2. A VIDA DE JACK MORRISON

O personagem Jack Morrison nasceu em 22 de abril de 1978 e morreu em 18 de maio de 2003 decorrente de um acidente de serviço no sinistro incendiário na cidade de Baltimore.

Apresentou-se como recruta na unidade conhecida como “Brigada 49” e foi levado de imediato à presença do Capitão Mike Kenned, este lhe recebe com um copo de bebida destilada, apresentado visíveis sintomas clínicos de embriaguez e ao se levantar está trajando apenas uma cueca. Em seguida, outro bombeiro lhe pergunta se é católico e com a resposta afirmativa lhe leva a presença de um suposto padre para que se confesse, posto que se tratava de uma práxis do convívio daquela unidade.

Após exposição às perguntas capciosas do suposto eclesiástico lhe é revelado que se tratava de um trote onde os demais companheiros lhe saudaram e deram boas vindas.

Em sua primeira missão Jack tem que entrar em uma residência que tinha fumaça em seu interior, contudo para isso tem de enfrentar um cão revolto, e seus colegas de profissão apenas observam seu comportamento.

Quando é acionado para controlar o primeiro incêndio, Jack opera a mangueira e é chamada sua atenção pelo capitão por estar sem capacete. Ao subirem pisoteiam vários ratos que descem fugindo do fogo e da fumaça. Abrem a porta de entrada do apartamento 31 e controlam o fogo, em seguida descem comemorando.

Nesse episódio podemos constatar que todos estavam com equipamentos de proteção individual, ou seja, trajavam roupas antichamas, capacetes, máscaras com oxigênio e agiam com viaturas apropriadas, contudo a exposição e excitação frente ao perigo deixa patente que a profissão exige por vezes o esgotamento físico e mental.

Em um supermercado, Jack conhece Linda sua futura esposa com quem terá um casal de filhos. Seu filho em determinada noite faz perguntas sobre o acidente ocorrido com Tommy Drake após ter sido exposto a um vazamento de gás e ter seu rosto desfigurado, pois o filho do bombeiro acidentado teria lhe comentado na escola. Tal questionamento, aliado às cobranças de Linda que se angustia em pensar ser um dia visitada pelo carro vermelho que sempre leva más notícias às famílias, deixam Jack Morrison com um comportamento por vezes agressivo em seu lar.

Isso também se agravou desde a morte de seu melhor amigo que fazia parte da equipe de buscas, que ao andar por sobre uma laje de um prédio em chamas vem a ceder estruturalmente o entregando a morte ao ser consumido por labaredas intensas.

O estresse laboral é mais frequente do que imaginamos, pode ser conceituado como uma resposta que o organismo de determinada pessoa apresenta em razão de estímulos ambientais (externos) ou da sua psique (internos). O organismo tentar entrar em equilíbrio, contudo caso haja repetidos eventos ele entrará em esgotamento (BALLONE, 2005).

Não pode a vida humana se resumir apenas ao trabalho, pois se assim o fosse teríamos apenas um esforço penoso que restringiria a liberdade do ser humano que é social por sua própria natureza (ANTUNES, 2009). Contudo deixa o filme bem claro que os bombeiros não expõem suas vidas ao perigo pelo salário, pois a venda suas horas como bombeiro não compensariam os riscos que correm, há algo superior que lhes impulsionam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com